Nestlé: 150 anos de “Good Food, Good Life”
Farinha láctea concebida para salvar bebé prematuro foi a génese do maior produtor alimentar mundial
Estamos em 1866, na Suíça, e um bebé prematuro não consegue ser amamentado. Um tema preocupante numa época em que muitos bebés morrem de desnutrição pela falta de alternativas ao leite materno nutricionalmente equilibradas e eficazes. Este caso concreto passa-se com uma família vizinha de Henri Nestlé, farmacêutico alemão radicado na cidade suíça de Vevey. Tomando conhecimento do caso, Henri Nestlé prontifica-se a alimentar a criança com a sua nova “farinha láctea”. É o único produto que o menino consegue digerir e com ele sobreviver, foi assim que nasceu a Nestlé há 150 anos.
O sucesso deste caso espalha-se rapidamente e, com a sua determinação, empenho e espírito pioneiro, Henri Nestlé constrói um negócio de sucesso. Ao longo de 150 anos, a inovação salva-vidas de Nestlé tem sido o modelo para todos aqueles que trabalham na Companhia, um modelo que procura atender e antecipar as necessidades dos seus consumidores.
Em todo o mundo consomem-se diariamente mais de mil milhões de porções de produtos Nestlé. A empresa opera em 189 países e emprega cerca de 335.000 pessoas. Muito longe do negócio de pequena escala que Henri Nestlé fundou, em Vevey, na Suíça, no século XIX. Cento e cinquenta anos depois a Nestlé mantem-se fiel aos seus valores, com o seu famoso logótipo "ninho" e a sua sede na cidade natal, Vevey.
Crescer numa Era Industrial
A história da Nestlé, propriamente dita, começa em 1866, com a fundação da Anglo-Swiss Condensed Milk Company, que lançou o primeiro leite condensado da Europa. Outro produto que funcionou como salva-vidas numa Era anterior à da refrigeração, quando o leite fresco se estragava facilmente durante o seu transporte. Em 1905, a Anglo Swiss fundiu-se com a Nestlé, formando a Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company, que evoluiu para Nestlé a partir de 1977.
O sucesso inicial da empresa deveu-se ao seu investimento em produtos de base científica, fabricados em modernas e eficientes fábricas. O desenvolvimento da rede de caminhos-de-ferro e a proliferação dos barcos a vapor abriram o caminho dos novos mercados urbanos em todo o mundo à Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company, que desde logo fez um uso inteligente dos então modernos meios de comunicação, para publicitar os seus produtos em jornais, revistas, outdoors e, através destes, promover a divulgação dos seus benefícios junto dos consumidores, destacando os seus principais atributos: nutrição, qualidade, segurança, acessibilidade e sabor.
É um modelo de sucesso que, salvo algumas atualizações necessárias, ainda se aplica hoje. A este modelo está também desde sempre associado um outro benefício: a conveniência, que se tornou especialmente importante após a Segunda Guerra Mundial, numa Era em que cada vez mais mulheres entravam no mundo laboral e os consumidores necessitavam de alimentos mais fáceis e mais rápidos de preparar.
Em 1938, as pessoas poderiam "começar o dia com um Nescafé” – o primeiro produto de café solúvel a surgir no mundo – adicionando simplesmente água quente. Dez anos mais tarde, em 1948, os consumidores puderam passar a desfrutar de Nesquik, um pó à base de cacau, que se dissolve facilmente em leite frio. Por volta de 1957, poderiam terminar o dia com as refeições prontas de Maggi, um enorme sucesso, disponibilizado em latas.
Aliviando o trabalho na cozinha
As refeições nutritivas vendidas em lata eram a novidade desta época e tornaram-se rapidamente um segmento de alto crescimento para a Nestlé. Eram alimentos com uma longa vida útil, fáceis de preparar, quentes ou frios. As latas facilitavam também o transporte, podendo ser facilmente incluídos na bagagem a levar para um acampamento e, por exemplo, consumidos juntamente com uma chávena de Nescafé. Tais produtos ajudaram a moldar o nosso mundo moderno e a vida nunca mais seria a mesma.
A partir da década de 1960, passou também a ser possível desfrutar da comodidade de alimentos congelados Nestlé, entre eles os próprios gelados, numa época em que os frigoríficos e os congeladores domésticos proliferavam nos lares como a grande novidade. Em 1986, a Nestlé deu mais um passo com a criação do seu sistema Nespresso, que mudou a forma como experimentamos o café premium.
Nespresso é outra inovação da Nestlé que melhora a qualidade de vida, em todos os lugares, todos os dias, para todas as pessoas. Ao fazê-lo traz prazer e uma emoção que, até então, associávamos principalmente ao chocolate – um negócio chave em que a Nestlé entrou pela primeira vez em 1904, no ano em que ficou responsável pelas vendas de exportação da Peter & Kohler, adicionando depois marcas como Cailler e KitKat.
Nutrição específica: o futuro dos alimentos
Hoje, os negócios da Nestlé abrangem uma multiplicidade de categorias desde bebidas, águas, lácteos, confeitaria, café, cereais de pequeno-almoço e para toda a família, nutrição infantil, culinários, petcare e mesmo skincare. Em 2011, a Companhia ampliou a sua liderança em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, criando a Nestlé Health Science, através da qual desenvolve produtos nutricionais que visam a saúde do cérebro, atuando na prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer, mas procurando também ajudar no envelhecimento saudável.
Tais inovações têm ajudado a Nestlé a enfrentar os desafios globais da desnutrição, da obesidade e do envelhecimento. Esta mesma paixão pela nutrição sustenta o compromisso da Nestlé em melhorar os seus produtos, reduzindo o sal, o açúcar e as gorduras saturadas, e fortalecendo-os com vitaminas, minerais, vegetais e cereais integrais.
A Nestlé comemora 150 anos e mantém-se fiel à sua convicção de que para prosperar no longo prazo deve criar valor para os acionistas, para as comunidades onde atua e para a sociedade em geral. É uma convicção que consagra os valores de Henri Nestlé e que continuará a ser desenvolvida pela Companhia por mais 150 anos, sempre com "Good Food, Good Life '.
…E HÁ 93 ANOS EM PORTUGAL
A origem da Nestlé em Portugal é muito semelhante à origem do Grupo Nestlé no Mundo. Corria o ano de 1923, quando, fruto da vontade de ajudar a diminuir a elevada taxa de mortalidade infantil em Portugal, o professor e médico neurologista Egas Moniz (Prémio Nobel da Medicina em 1949) constituiu a Sociedade de Produtos Lácteos e com ela construiu a primeira fábrica de leite em pó, no Lugar de Pensal, em Avanca (Estarreja), localidade de onde era natural. Em 1933, Egas Moniz consegue o exclusivo de fabricação e venda dos produtos Nestlé e começa a fabricar a farinha láctea, que em 1936 sofre algumas alterações e adaptações ao paladar nacional.
Esta fábrica em Avanca é a mesma onde são hoje produzidas as icónicas marcas CERELAC, NESTUM e PENSAL, os cereais de pequeno-almoço ESTRELITAS e CHOCAPIC, as bebidas solúveis como BRASA, TOFINA e MOKAMBO, o leite em pó que abastece as máquinas de vending Nestlé em diversos países no mundo.
Mais de nove décadas passadas, a Nestlé está presente nos lares portugueses com um portefólio de cerca de 90 marcas que fazem parte do seu dia-a-dia, em cada etapa da sua vida, geração após geração. São 10 categorias de produtos, caracterizadas pela constante inovação que tem permitido à Nestlé liderar nos rankings de preferência dos portugueses.
A Nestlé Portugal é hoje uma das subsidiárias mais reputadas do Grupo Nestlé e tem contribuído de forma relevante para o tecido económico e social português. Atualmente, a Companhia emprega 1732 colaboradores, produz cerca de 90 toneladas de produtos por ano, uma parte significativa para exportação, levando algumas das suas marcas bem portuguesas aos quatro cantos do mundo. Esta produção é repartida pelas três fábricas que a Companhia tem em Portugal: Avanca, fábrica multiproduto, Porto, onde são produzidas as quatro marcas de cafés torrados: BUONDI, SICAL, TOFA e CHRISTINA, e Lagoa, nos Açores, onde é produzido leite em pó.
Constituindo um exemplo de crescimento e sucesso a longo prazo, a Nestlé mantém os mesmos valores de há 150 anos atrás: fabricar e comercializar produtos saborosos e nutricionalmente equilibrados por forma a criar valor duradouro e sustentável a longo prazo para os acionistas, os colaboradores, os consumidores, os parceiros de negócio e para a economia portuguesa.
Sobre a Nestlé
A Nestlé está em Portugal desde 1923 e faz parte do Grupo Suíço Nestlé, o maior produtor mundial de produtos alimentares e Companhia líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Em Portugal, o Grupo Nestlé está presente no mercado de alimentação em diversas áreas de negócio, das quais se destacam a nutrição infantil, os cafés torrados, as bebidas solúveis, os chocolates, os cereais de pequeno-almoço, a nutrição clínica, os gelados, bem como os alimentos para animais de companhia. O Grupo Nestlé emprega em Portugal 1732 colaboradores e gerou, em 2015, um volume de negócios na ordem dos 466,7 milhões de euros.
Na sua estrutura portuguesa a Nestlé conta com três fábricas (Porto, Avanca e Lagoa-Açores), tem a sua Sede em Linda-a-Velha, Oeiras, um centro de distribuição nacional (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo continente e ilhas. Com um portefólio de cerca de 90 marcas, a Nestlé fabrica produtos para todas a idades e para todas as etapas da vida.
A Nestlé desenvolve as suas atividades em torno de três pilares fundamentais: a Nutrição, a Água e o Desenvolvimento Rural. É através destes que põe em marcha a sua estratégia de responsabilidade social, corporativa criando e partilhando valor com as comunidades onde opera.