Sinopse
A redenção é um longo jogo
em "The Card Counter: O Jogador", de Paul Schrader. Contado com
intensidade cinematográfica, marca registrada de Schrader, este thriller conta
a história de um ex-interrogador militar que se torna num jogador assombrado
por fantasmas das suas decisões do passado. Com interpretações irrepreensíveis
de Oscar Isaac, Tiffany Haddish, Tye Sheridan e Willem Dafoe.
Opinião
por Artur Neves
Paul Schrader regressa ao
seu tema preferido sobre redenção e expiação dos “pecados” cometidos, no qual
nos trouxe em 2017 essa obra de referência que dá pelo nome de “No Coração da
Escuridão” já apreciado neste blogue, ou o seu argumento de “Taxi Driver” em 1976,
dessa vez realizado por Martin Scorsese, para citar somente os trabalhos mais
significativos no género. Desta vez a realização também é sua muito embora no
genérico do filme esteja referenciada a colaboração de Scorsese como coprodutor.
Schrader criou agora um
drama sobre uma personalidade obsessiva, ausência de esperança e desespero
constante embora controlado, de um homem que vagueia pelo mundo do jogo
profissionalizado depois de sair da cadeia onde ficou preso por oito anos como condenação
para os seus crimes contra os suspeitos detidos na prisão de Abu Ghraib, vítimas
de sevícias inconfessáveis para confessarem as suas ligações à Al-Qaeda ou
outras organizações do fanatismo muçulmano contra os USA. É mais uma vez também
uma história que aborda o comportamento da máquina de guerra americana na sua
busca constante por um bode expiatório que justifique as suas decisões
discricionárias como aconteceu com as “armas de destruição maciça” para
justificar a 1ª invasão do Iraque.
William Tillich (Oscar Isaac)
é um homem de olhar tenso e rosto fechado, discreto, que deambula pelo mundo
cinzento dos casinos de jogos de azar. Na prisão a que ele se adaptou bem, teve
tempo para aprender a ciência dos jogos de azar, aprendeu a contar as cartas
que vão saindo, a estudar os rostos e a linguagem não-verbal dos seus
adversários, perscrutando-lhes a alma para adivinhar as suas opções e para daí
obter vantagens. Todavia ele é um solitário e um jogador modesto, nunca
ganhando altas quantias para se manter no respaldo do seu anonimato. Apesar de
todos esses cuidados ele é notado por La Linda (Tiffany Haddish) uma jogadora
que lhe pergunta se ele estaria interessado em se tornar jogador profissional
suportado por financiadores das suas relações. Para lá do convite La Linda
sente atração por esse homem sóbrio, frio e reservado mas de boas maneiras e de
fino trato.
Todavia William sente o peso
da solidão diária e numa visita a uma convenção de segurança é abordado por um
jovem, nervoso e imaturo, Cirk (Tye Sheridan) que lhe propõe ajuda para matarem
um inimigo comum. William não aceita a sua proposta mas reconhece o desperdício
de vida do jovem que tem à sua frente e convida-o a acompanhá-lo pelos casinos,
prometendo ensinar-lhe os segredos do jogo, como forma de canalizar para essa
atividade a sua raiva e a sua mágoa por este mundo sem alma, de uma maneira inofensiva
e mais produtiva. Contudo, Cirk tem ideias próprias e embora aceite o convite
não se desfaz do seu projeto.
William fica assim com duas tarefas
que lhe são estranhas; o contrato proposto por La Linda e o encargo de mentoria
sobre Cirk para orientar aquele rapaz num caminho mais útil para a vida e para
o futuro. Adicionalmente o filme mostra-nos ainda a formatação sombria dos
campeonatos de jogos de azar, os competidores espremidos nas mesas, exuberando
os seus ganhos sem se lembrarem do que irão perder depois, e toda aquela fauna
anónima que frequenta o salão de bingo.
Na linha narrativa de Schrader,
ele construiu um filme intenso, sóbrio que nos hipnotiza nos flashbacks do sofrimento dos prisioneiros
da prisão de Abu Ghraib, filmados em tons de amarelo ocre com uma grande
angular que deforma os lugares e os prisioneiros já deformadas pelas sevícias a
que são sujeitos. William, ou “Bill” como ele se apresenta, sente-se perseguido
por tudo aquilo que o assalta nos seus sonhos e lhe faz sentir urgência na
compensação para suportar os seus fantasmas. É para isso que ele vive. Muito
interessante, gostei.
Tem estreia prevista em sala em 18 de Novembro
Classificação: 7 numa escala
de 10
Sem comentários:
Enviar um comentário