Sinopse
Numa manhã de inverno,
Samantha Andretti foi raptada quando ia para a escola. Quinze anos depois,
acorda num quarto de hospital sem memória de onde esteve ou do que aconteceu. Ao
lado dela está um 'profiler', o Dr. Green (Dustin Hoffman), que promete
ajudá-la a recuperar a memória e a capturar o monstro, mas para que tal
aconteça terá de ser dentro da mente de Samantha. "Isto é um jogo,
certo?", repete ela, insegura.
Bruno Genko (Toni Servillo)
é um detetive privado contratado há quinze anos pelos pais de Samantha para
encontrar a filha deles e que, quando a menina reaparece, se sente em dívida e
tenta capturar o homem sem rosto que a raptou. A busca de Genko é também uma
corrida contra o tempo. O prognóstico médico prevê que só tem mais dois meses
de vida, que terminarão no mesmo dia em que Samantha regressa da escuridão. Quem
irá chegar à verdade primeiro: o detetive ou o traçador de perfis?
Algures lá fora, há um
labirinto de portas. Atrás de cada porta esconde-se um enigma, um truque. Neste
jogo, o labirinto que o mantém prisioneiro já está dentro de si.
Opinião
por Artur Neves
Este é daqueles filmes pouco
frequentes, em que o espectador é conduzido por uma narrativa à qual se junta
uma demonstração em flashback, que ao
longo do tempo somos levados a pensar que alguns dos factos mostrados talvez
não pertençam ao mesmo evento, muito embora exista entre eles uma relação próxima,
como uma imagem no espelho que não corresponde ao objeto colocado em frente
dele.
Donato Carrisi faz aqui o plenum de escrever o romance, construir
o argumento e realizar o filme, apostado em nos confundir com duas histórias
paralelas que durante 130 minutos nos mantêm vivamente interessados para tentar
descortinar quem é quem, para lá de levantar suspeitas sobre a identidade do
verdadeiro criminoso que na realidade não é nenhum dos personagens que nos são
apresentados. Ele existe, nós vemo-lo mascarado com uma mascara de coelho na
cabeça, conhecemo-lo por Bunny, mas não é revelado quem seja, nem ao que vem concretamente,
porque por várias vezes são-nos apresentados sinais e alusões que escondem a
verdade para manter o jogo com que o filme envolve o espectador para ganhar a
sua atenção.
Ambos os parágrafos da sinopse
estão corretos e sumarizam todo o enredo do filme, só que pertencem a duas
histórias diferentes embora entrelaçadas no seu desenvolvimento e atribuição, em
que a primeira reporta-se à busca de Samantha Andretti pelo investigador
arrependido, Bruno Genko que demorou 15 anos em interessar-se pelo caso que lhe
foi confiado pelos pais da menina raptada e só o anúncio do seu previsível
falecimento por doença o faz vencer o remorso sentido ao longo do tempo de
inação.
A segunda história
reporta-se ao jogo entre a falsa Samantha Andretti, Sam, (Valentina Bellè) com
o Dr. Green, um profiler que pretende
através da análise das memórias de Sam, construir o perfil do seu sequestrador,
que o realizador nos leva a acreditar tratar-se da mesma Samantha Andretti, a
menina desaparecida procurada por Bruno Genko. O elemento comum é o labirinto
em que ambas as vítimas estão contidas e a verdadeira caça está dentro da nossa
mente, quando somos levados a acreditar numa narrativa, quando não sabemos que
não possuímos todos os dados de um problema e os que efetivamente possuímos não
são totalmente claros.
Admito que talvez nem todos
possam gostar de um argumento que pode ser tudo, menos linear e que está
concebido para provocar uma continuada expectativa no espectador sobre qual
será o verdadeiro sequestrador, através dos elementos contraditórios que nos
são apresentados presumidamente para encontrarmos a verdade, mas qual
verdade?... será que só existe uma verdade?... As vítimas revelam muitos medos
e o medo pode ter muitas faces que a nossa mente retém em lugares inacessíveis
da nossa memória para que causem o menor distúrbio possível no dia a dia da
nossa vida. É tudo isto que este complexo filme nos sugere, num intrincado jogo
de identidade contido num enredo em labirinto multifacetado.
Na sua essência é uma
excelente história que nos prende durante todo o tempo e recomendo a todos
aqueles que aceitem a complexidade como um desafio. Estreia nos cinemas em 10
de Novembro.
Classificação: 7 numa escala
de 10
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