18 de junho de 2019

Opinião – “Campeones” de Javier Fesser


Sinopse

Marco (Javier Gutiérrez) é o treinador assistente de uma das melhores equipas de basquetebol da liga espanhola. Um dia, após uma discussão com o treinador principal da equipa, resolve afogar na bebida as suas frustrações pessoais e má atitude, acabando por se envolver num acidente de automóvel que o leva a tribunal.
Como consequência, perde o emprego, a namorada, e a sua sentença é também o pior castigo possível para o seu ego: treinar um grupo de jogadores com deficiências intelectuais, que nunca antes haviam tocado numa bola.
Mas através da sua inocência, ternura e muito bom humor, serão estas pessoas que vão ensinar a Marco o que realmente interessa. Eles são os verdadeiros Campeões da Vida.

Opinião por Artur Neves

Já algum tempo que tenho verificado algum ascendente na cinematografia espanhola que se tem vindo a modernizar, largando algum provincianismo de forma (que infelizmente ainda não abandonou o cinema Português, embora comece a ver-se algumas novidades) e abalançando-se em temas universais, tal como neste filme em que aborda a exclusão por deficiência duma forma divertida e alegre, embora saturada de clichês e recheada de manipulação sentimental.
“Campeones” alega que ninguém é perfeito, todos temos os nossos defeitos, só que alguns são mais evidentes do que outros que têm a possibilidade de os esconder e assim viver sem a censura ou exclusão social, como no caso desta equipa de basquetebol composta por atletas com a síndrome de Dawn e insuficiência intelectual generalizada.
Todo o conjunto de atores envolvidos sofre desta síndrome, embora com diferentes tipos de deficiência dominante, pelo que pode imaginar-se o grau de dificuldade em realizar um filme destes, semelhante à dificuldade do nosso herói, Marco, o treinador da equipa, que manifestando alguma resistência inicial em assumir o seu papel, consegue levar esta equipa improvável à final do campeonato.
Evidenciando as diferenças particulares de cada atleta, de cada pessoa, através dos seus tiques, das suas fobias, ou das suas preferências, no contexto do basquetebol e enquadrado por um espírito de comédia de narrativa simples e evidente, Javier Fesser consegue confrontar o espectador com os seus próprios preconceitos sobre a aceitação da deficiência nas diferentes ocupações da vida corrente, embora tratando-os sempre com declarada condescendência de forma a amenizar as suas diferenças.
O importante, é conseguir o sorriso e a lágrima furtiva, num ritmo que caracteriza todo o filme como normal (dentro daquela anormalidade que não interessa enfatizar) e sensível para aquelas pessoas tão diferentes, que ganham vida e autênticas vitórias de inserção social, somente pelo facto de estarem juntas e de partilharem em conjunto os objetivos do centro social que os acolhe.
Compreende-se que a intenção de “Campeones” seja boa e tente cativar o público pelo lado emotivo para o qual faz uso de vários gags visuais e sonoros que lentamente nos vão cativando, embora sem nunca deixarmos de ver as nobres intenções que estão por detrás desta obra, que por mais doces que se apresentem nunca validam comportamentos de verdadeiros campeões.
Este filme foi o embaixador Espanhol aos óscares, na qualidade de melhor filme estrangeiro, embora não tendo sido qualificado como tal, não obstante o sucesso que fez em Espanha e noutros países onde foi exibido com vozes dobradas. É todavia um filme com bons momentos de comédia, um drama “amor de cordel” entre o treinador e a sua mulher e que servirá para rir moderadamente se conseguir não pensar muito no contexto envolvente.

Classificação: 5 numa escala de 10

Sem comentários: