8 de maio de 2019

Opinião – “Uma Família no Ringue” de Stephen Merchant


Sinopse

“Uma Família no Ringue” é uma comédia inspiradora baseada na incrível história verídica de Paige (Florence Pugh), uma superestrela da WWE. Nascida no seio de uma unida família britânica de lutadores, Paige e o seu irmão Zak (Jack Lowden) ficam empolgados quando obtêm a oportunidade única de dar provas para a WWE. Mas quando Paige conquista um lugar no competitivo programa de treinos, tem de deixar a família e enfrentar este mundo novo e implacável sozinha. O caminho de Paige obriga-a a esforçar-se, a lutar pela família e em última análise a provar ao mundo que as suas diferenças são aquilo que fará dela uma estrela.
Uma história cativante, cómica e autêntica, “Uma Família no Ringue” reúne os talentos invulgares do produtor e ator Dwayne ”The Rock” Johnson e do realizador, argumentista e produtor Stephen Merchant. O elenco inclui ainda Nick Frost, Vince Vaughn e Lena Headey (“Game of Thrones”).

Opinião por Artur Neves

O Wrestling, ou a luta livre, profissionalizada ou não, como é designada na Europa, é um desporto originário dos USA, no século XIX em festividades carnavalescas, pelo que, por estes lados do Atlântico possui apenas um nicho de admiradores e poucos praticantes. Na sua essência é uma mistura de desporto e artes cénicas, sendo generalizadamente reconhecido como um entretenimento desportivo o que não invalida todavia, que os seus praticantes necessitem e cultivem uma sólida compleição atlética para o praticar.
Os combates, (matches) não envolvem competição real, sendo praticados entre atletas que desenvolvem movimentos coreografados e pré ensaiados, de acordo com o resultado pré combinado entre as equipas e a organização em função das empresas envolvidas ou dos motivos, maioritariamente comerciais, que justificaram os combates. A WWE, americana (World Wrestling Entertainment Inc.) é a maior empresa de luta do mundo e nós por cá também possuímos uma APW (Associação Portuguesa de Wrestling).
Esta introdução pretende assim contextualizar uma atividade que presumo ser estranha para a maioria dos leitores e que serve de inspiração a esta história baseada em factos verídicos, nomeadamente constituindo uma biografia sumária de Paige que há mais tempo detém o trofeu de campeã do maior evento da modalidade nos USA, designado por WrestleMania. Como em todas as situações da vida, ser o melhor exige esforço, tenacidade, espírito de sacrifício e vontade de perseguir o objetivo a que nos propusemos.
Sem ser lamecha, o filme ultrapassa o cliché fácil da menina que vai sozinha para a grande cidade e deixa a família em Norwich na Inglaterra, mostrando o caminho de uma atleta que após as naturais fragilidades da sua condição, afirma-se através de uma potente junção de energia e encenação comprometida com o meio, galvaniza o público do espetáculo com a sua prestação e vence.
Todo o filme é bem conseguido, mostrando a sua origem numa família modesta de lutadores amadores e trapaceiros, com as suas dificuldades e inconsistências, duma forma ligeira, agradável e cómica, tirando partido dos constrangimentos inerentes às lutas corpo a corpo com cenas e diálogos que motivam verdadeiras gargalhadas. O atual ator Dwayne Johnson que anteriormente foi lutador de wrestling (The Rock) aparece agora como mentor e impulsionador de uma atividade que abandonou. A realização é escorreita e no final poderemos conhecer as pessoas representadas nos personagens desta história. Interessante.

Classificação: 7 numa escala de 10

Sem comentários: