30 de outubro de 2018

Opinião – “O Quebra-Nozes e os Sete Reinos” de Lasse Hallström & Joe Johnston


Sinopse

Tudo o que Clara (Mackenzie Foy) quer é uma chave – uma chave única que irá desbloquear uma caixa que tem um presente inestimável. Um fio de ouro, que lhe foi dado na festa anual do seu padrinho, Drosselmeyer (Morgan Freeman), leva-a à tão cobiçada chave, que faz com que rapidamente desapareça para um paralelo e misterioso mundo. É lá que Clara encontra um soldado chamado Phillip (Jayden Fowora-Knight), um grupo de ratos e os regentes que governam os três Reinos: a Terra dos Flocos de Neve, a Terra das Flores e a Terra dos Doces. Clara e Phillip devem enfrentar o sinistro Quarto Reino, lar da tirana Mãe Ruiva (Helen Mirren), para recuperarem a chave de Clara e trazerem de voltar a harmonia a este mundo.

Opinião por Artur Neves

Esta é uma história de drama, fantasia e sóbrio humor contada numa grande produção a que a Disney já nos habituou. O argumento escrito por Ashleigh Powell e Tom McCarthy é baseado no conto de E.T.A. Hofman escrito em 1816; “O Quebra-nozes e o Rei dos Ratos”.
Esta história foi apresentada no teatro Mariinsky em São Petersburgo em 1892, acompanhada por um corpo de ballet ao som de uma suíte musical de 20 minutos composta por Tchaikovsky que fez carreira isolada da história que a justificou. Tendo ganho grande notoriedade a partir do final da década de 60, tem servido diferentes propósitos durante a época de Natal e “ilumina” este filme com a sua magia de sempre valorizando esta fantasia dedicada aos mais pequenos, embora não somente a eles.
A história é uma aventura de encantar, onde são utilizados grandes recursos cinematográficos em cenários, vistosos guarda-roupas, efeitos eletrónicos e de computador que nos fazem saborear cada minuto, dos 100, de duração do filme.
Quanto ao enredo da história nada mais há a dizer que a sinopse anterior não tenha revelado pelo que nos limitamos a citar o verdadeiro elenco de luxo que este filme contém e que ainda não foi mencionado, tal como; Keira Knightley como Sugar Plum Fairy, a Fada da Terra dos Flocos de Neve, Eugenio Derbez como a Flower Realm King, isto é, o Rei do Reino da Flor e reforçando a presença de Morgan Freeman como Drosselmeyer, o tio de Clara que inicia todo o processo de revelação que existe por de traz dos Sete Reinos.
É portanto um filme para toda a família viver uma grande aventura, bem apresentada, com uma história fácil de seguir, cujas personagens perdurarão no imaginário infantil para lá das luzes se acenderem no final.

Classificação: 6 numa escala de 10

Sem comentários: