8 de setembro de 2017

Opinião – (MOTEL/X) – “The Untamed” de Amat Escalante


Sinopse

Uma jovem dona de casa vive com dois filhos e o marido numa pequena cidade mexicana onde também vice o seu irmão. As vidas provinciais deles são perturbadas pela chegada de uma misteriosa mulher que lhes fala da existência de uma cabana isolada nos bosques, onde se encontra algo misterioso com propriedades milagrosas. Algo a que não se consegue resistir e com o qual se deve estabelecer a paz para evitar ser-se vítima da sua ira.

Opinião por Artur Neves

Não basta a exibição de cenas que nos remetem para temas fraturantes, tais como; sexo explícito hétero e homossexual, maus tratos domésticos, pobreza de meios, crianças ao abandono e… a cereja em cima do bolo; fantasias languidas com entidades extraterrestres multípedes que habitam uma casa na floresta e em que o seu contacto transmite paz e felicidade e nos liberta de todas as tensões espirituais, que corporiza por si só um filme, de terror??? ou de outro género qualquer.
Para que surja uma história com sentido é fundamental a existência de coerência e de ligação definida entre todos os elementos mostrados, com a particularidade de deverem ser os atos a antecipar-se às ações e às decisões e não o contrário (exceto no caso de recurso a flashback o que não acontece) como neste filme de Amat Escaldante, realizador mexicano vencedor do Leão de Prata no último Festival de Veneza, mas que não pode ter sido com este filme.
Muitas cenas não apresentam sequência coerente, alguns atos são mostrados desinseridos do contexto e sem motivo que previamente os justifique, são simplesmente colados em sequência na história, outros por seu lado, são pura e simplesmente revelados sem que nada indicie a sua ocorrência ou que, aquela revelação seja importante. Para mim significou um projeto falhado, onde apenas ressalta o grotesco de algumas cenas, mas que não eram precisos 100 minutos para dizer só isto.

Classificação: 0 numa escala de 10

Sem comentários: