11 de setembro de 2017

Opinião – (MOTEL/X) – “Housewife” de Can Evrenol


Sinopse

A infância de Holly é marcada por um acontecimento brutal e trágico. A sua mão possuída por loucura sobrenatural assassina a irmã mais velha e o pai à sua frente. Anos mais tarde, Holly torna-se uma mulher casada e com uma vida normal, apesar de perseguida por pesadelos da sua experiência traumática. Um casal amigo desafia-a e ao seu marido a irem a um evento organizado por um psíquico das celebridades. Este encontro irá obrigá-la a confrontar-se com o seu passado.

Opinião por Artur Neves

A anterior sinopse poderá indiciar que este será um filme sobre uma perturbação mental contraída na infância decorrente de um evento familiar trágico, com sequelas no presente de que o filme irá desenvolver. Infelizmente não é assim porque o tal psíquico das celebridades mais não é do que o representante na terra de uma entidade divinal profana que constituiu uma seita de seguidores que preparam o nascimento do futuro enviado que os irá conduzir à “terra prometida”, ou onde quer que seja que eles pretendem chegar.
O que sempre me pergunto quando me confronto com histórias de cultos demoníacos ou semelhantes, é se estas entidades “poderosas”, recheadas de poder imenso, superior e discricionário que se querem instalar na terra para a subjugar e transformar, necessitam tão-somente de um útero terreno para parir o seu enviado que há-de guiar os súbditos e seguidores para o tal “jardim do éden”.
Possuem poder a jorros para fazer o que quiserem, exceto assegurar a continuidade da sua espécie?… Não dou nem mais um cêntimo para este peditório, porque a retórica é sempre a mesma; sessões de culto á putativa divindade, cenários escuros iluminados a velas, cenas de sexo para apimentar as hostes, sangue que baste, ritos, rezas e choros e na volta lá aparece o monstrinho envolto em gelatina e com cara de poucos amigos logo à nascença, que é oferecido ao pai cujos tentáculos descem do céu para o agarrar...
Mas que grande pessegada!… a classificação atribuída pretende destacar a equipa dos efeitos especiais de caracterização e de computador que cumpriu com o que lhe foi pedido.

Classificação: 4 numa escala de 10

Sem comentários: