Sinopse
O atropelamento de uma
ovelha numa estrada rural é o catalisador duma serie de eventos estranhos e
inquietantes para o casal Nick, cozinheiro e Anna, escritora de livros
infantis. A experiência deixa-os incapazes de saber onde estão; no mundo real,
na sua própria imaginação, ou na imaginação de alguém.
Opinião
por Artur Neves
O acidente ocorrido na
estrada, quando em viagem para o seu retiro na montanha, revela-se muito grave
para ambos os membros do casal, considerando que ela fica em coma no hospital e
ele fortemente perturbado por ter sido o causador do desastre por motivo de
mera e imprudente distração enquanto conduzia.
A consciência com que cada
um fica do acidente é diversa e multifacetada, sendo que nela, apesar de estar
em coma, permite-lhe experienciar todas as vicissitudes que ambos, enquanto
casal, viveram e estão a viver, suas dúvidas, seus desamores, suas
contrariedades recíprocas, acentuando-se nas divergências e nas suspeitas que provocam
uma transmutação do tempo, não sendo nunca claro onde realmente estão, nem o
que se propõem fazer.
Nele, consumido pelo
remorso, confunde-se nos seus próprios planos à procura de um apaziguamento
utópico que não chega, considerando que o estado dela é verdadeiramente grave e
vem a revelar-se irrevogável. Neste turbilhão de pensamentos, nada do que nos é
mostrado corresponde à realidade presente mas antes a um imaginário de
construção diferenciada de que somos convidados a partilhar mas que não temos qualquer
intervenção.
A história baseia-se numa
obra escrita por Jorg Kalt que foi recuperada pelo realizador, após o suicídio
de Jorg em 2007. Greg Zglinski, reescreveu o tema, expandi-o para configurar o
atual argumento que apresenta traços característicos do cinema de Lynch e
Polansky e constitui uma parábola sobre o poder da nossa mente quando os
eventos a que somos sujeitos nos são adversos.
No limiar dessa realidade
construída pelo sofrimento, quer físico, como psicológico a nossa mente
constrói múltiplos cenários e coloca-nos a interagir com elementos externos,
também eles fruto da fantasia, mas que menor dano nos cause, embora com
reduzido sucesso. Não é um filme fácil, mas está bem articulado, bem
desempenhado e constitui um tempo de procura de uma verdade que apesar de não
ser nossa, nos interessa e empolga.
Classificação: 6 numa escala
de 10
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