14 de outubro de 2015

Opinião - Filme "A Ovelha Choné" de Richard Starzek e Mark Burton

Sinopse:
Choné, uma ovelha esperta e matreira, vive com o seu rebanho na quinta Vale Verdejante sob a supervisão do Agricultor e de Bitzer, um cão pastor com boas intenções, mas pouco eficaz. Apesar dos esforços da Ovelha Choné, a vida na quinta caiu numa rotina enfadonha e ela conjura um plano engenhoso para conseguir um dia de folga. No entanto, o plano da Ovelha Choné descontrola-se rapidamente e faz com que o indefeso Agricultor acabe longe da quinta. Com a ajuda do rebanho, Choné tem de deixar a quinta pela primeira vez e viajar até à Grande Cidade, para salvar o Agricultor… e falhar não é uma opção. Mas, como irão as ovelhas sobreviver? Conseguirão passar despercebidas, evitar que descubram que são ovelhas e dessa forma manterem-se a salvo das garras do malvado funcionário do controlo animal?

Opinião por Maria Ana Jordão

‘Shaun, the sheep’ dá um salto ambicioso do pequeno para o grande ecrã.  
Os realizadores Richard Starzek e Mark Burton numa entrevista, para a NiT mostram-se preocupados em converter alguns minutos de episódio de uma série, (vista em mais de 100 países, incluindo Portugal), para o grande ecrã.  Colocam-se duas questões nesse sentido, pode esta comédia perder impacto por ser uma referência televisiva?  Será que o mais recente trabalho de Richard Starzek e Mark Burton irá resistir como longa-metragem?

Aproximar o público do argumento foi o que os realizadores quiseram fazer. Numa homenagem ao universo de filmes mudos, a linguagem em‘A Ovelha Choné’ é universal e dispensa a fala.  Foca-se na importância da amizade.  Sabemos que o ser humano não consegue viver sozinho.  A amizade, é um tipo de relação, com códigos próprios decifrados pelos pares, códigos na sua maioria emocionais e necessários para a nossa existência.

Bitzer, um solitário agricultor que comunica com o seu rebanho através de uma relação cooperante, por vezes, autoritária, uma ligação facilmente identificada pelo público.  Será que esta divertida ovelha, com inteligência humana vai resolver as peripécias que provocou?  Certo nesta comédia a ovelha, fará com que os laços entre o agricultor e o rebanho se fortaleçam. 

Com um divertido diálogo, cheio de humor, uma história emotiva e coerente, um argumento didáctico e ainda as personagens dotadas de dinamismo, ‘A Ovelha Choné’ resistirá a quase duas horas de filme.  ‘Shaun, the sheep’, produzida pela Aardman Animations faz-nos relembrar histórias que em tempos nos embalavam, fazendo com que tenhamos vontade de ter crescido com aventuras como esta. 

Geniais na sua prudência, os realizadores quiseram conquistar o público de diferentes idades, através de uma edição inteligente, que se propõe derreter o coração de adultos e crianças.

Sem comentários: