2 de julho de 2015

Opinião - O Alquimista - Paulo Coelho

 

Título: O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Editora: Pergaminho

Sinopse:
"O Alquimista" relata as aventuras de Santiago, um jovem pastor andaluz que abandona a sua terra natal e viaja pelo Norte de África em busca de uma quimera - um tesouro enterrado sob as pirâmides. Uma cigana, um homem que diz ser rei e um alquimista irão ajudá-lo na sua busca. Ninguém sabe exatamente o que é o tesouro nem se Santiago conseguirá ultrapassar todos os obstáculos da sua travessia do deserto. Mas aquilo que começa por ser uma aventura por locais exóticos para procurar a riqueza material, acaba por se transformar numa viagem de descoberta de si mesmo e da riqueza da alma humana. "O Alquimista" recria um símbolo intemporal que nos recorda a importância de seguir os nossos sonhos e de ouvir a voz do coração.

Opinião por Fátima Quelhas:
O Alquimista é um best-seller do escritor brasileiro Paulo Coelho.
De tempos em tempos, surge um livro capaz de mudar para sempre a vida de seus leitores. O Alquimista é um deles!
Este livro narra história de Santiago, um jovem pastor com um sonho que se repete dos seus sonhos. O sonho fala de um tesouro das pirâmides do Egipto. Ele ignora este sonho, até encontrar um velho rei. O rei fala com ele e diz-lhe para seguir a sua lenda pessoal, sendo assim Santiago vende tudo que tem para ir a procura do tesouro. Ao longo do percurso depara com grandes mistérios que acompanham o ser humano… mas mesmo assim luta pelo tesouro mas principalmente atrás do seu sonho que precisa para seguir a sua vida…
Há livros que nos tocam outros nem tantos, livros que dizem muito outros que não nos dizem nada, mas no fundo todos dizem alguma coisa. Apesar de ser um livro antigo é um livro que nos faz pensar nas pequenas coisas da vida e seguir os nossos sonhos.

2 comentários:

Marisa Luna disse...

Boa tarde
Também gostei muito de ler este livro de Paulo Coelho. Acho até que foi aquele que me levou a ficar presa às suas obras e continuar a segui-lo.
Um abraço

Inês disse...

Acabei de ler hoje ''O Alquimista''.
Gostei bastante, é uma leitura fácil que nos mostra como tudo no mundo se encontra ligado, e cada acção/decisão nossa vai ter repercussões que nunca pensamos, e nos vai levar a caminhos novos.
Gostei particularmente da ideia de seguirmos os nossos sonhos, de que o mundo conspira para os tornar realidade, só temos de ter coragem para os perseguir e não desistir quando algo não nos corre de feição à primeira.
E achei interessante o provérbio árabe citado pelo Alquimista que diz “Tudo que acontece uma vez, pode nunca mais acontecer. Mas tudo que acontece duas vezes, acontecerá certamente uma terceira vez”.