1 de julho de 2015

Opinião - The Hunger Games - Em Chamas - Suzanne Collins


Título: The Hunger Games - Em Chamas
Autora: Suzanne Collins
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Depois de no primeiro volume Katniss se oferecer para substituir a irmã mais nova nos Jogos da Fome, que têm como lema «matar ou morrer», contra todas as expectativas, não só Katniss Everdeen venceu os Jogos da Fome, como pela primeira vez na história desta competição dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Os dois jovens Katniss e Peeta tornaram-se agora os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar… Um ritmo constante de adrenalina numa obra que promete tornar-se uma das leituras mais viciantes do ano.

Opinião por Filipa Monteiro:
Este segundo volume dos jogos da fome tem início onde o primeiro volume termina, ou seja, a história não acabou, continua. Katniss e Peeta continuam a lutar e parece que não saíram verdadeiramente da arena... Será que chegam a sair v-e-r-d-a-d-e-i-r-a-m-e-n-t-e da arena?
É o final inesperado do primeiro volume que contém a premissa da faísca que ocorre neste segundo... Inesperadamente Katniss torna-se o rosto de uma rebelião. Com isto, torna-se a "inimiga" número 1 do Capitólio. A inimiga número 1 do presidente Snow... sendo que este, até lhe faz uma visita... no mínimo assustadora... e é com esta visita que Katniss ganha uma aversão especial a... rosas.
Assim, e com o casamento entre ela e o Peeta preparado, arranjado e pensado, começa a história. A prova dos vestidos enviados pelo presidente Snow, isto porque, na sua visita, ele a avisa de que terá de convencer toda a gente que está realmente apaixonada pelo Peeta. Terá de convencer sobretudo... o Snow.
Entretanto e ao mesmo tempo, enquanto a equipa a prepara para a televisão, está prestes a iniciar-se mais um quarteirão, que são jogos "especiais" da fome; passam-se a cada 25 anos e este ano são os 75º jogos da fome. Há um anúncio na tv. O presidente Snow anuncia que... a comemoração do quarteirão destes anos... é... um acontecimento terrível, completamente inesperado que põe toda a gente em polvorosa.
É com este anúncio que está dado o mote para: "Em chamas".
Há personagens agredidos para ferir especialmente Katniss.
Personagens que são deixados para trás... novamente.
Katniss pensa na segurança de Peeta acima de tudo.
Peeta pensa na segurança de Katniss acima de tudo.
Há novas amizades improváveis.
Um jogo de vida e de morte.
Distritos descontentes com o que se passa. Ainda mais.
Katniss encoraja e não sabe o efeito que tem. Tal como Peeta lhe diz.
Este segundo livro mantém o ritmo alucinante do primeiro livro. Com contínuas reviravoltas, com acção a cada página e com novos personagens introduzidos. Muito importantes para a história e sua continuação. O final deste livro, quer tenha sido por ter sido tudo muito rápido ou por não ter havido o "sangue" que eu estava à espera arrefeceu-me um pouco a leitura, mas não arrefeceu o suficiente para não me permitir ir de cabeça para o terceiro e último livro. . .

Sem comentários: