11 de março de 2015

Jogo "Escape from Dead Island" PS3 - Critica


Escape from Dead Island é um jogo diferente, algo estranho para os nosso dias, um grito do passado da Playstation 2 no final da vida da Playstation 3. Um jogo que muita gente critica por ser antiquado, outras por não ser conformista, outros porque não segue o padrão dos jogos anteriores da série. Eu não o faço pois eu gostei. Nem todos os jogos necessitam de ser cópias uns dos outros e mais do mesmo e Escape From Dead Island cai exactamente num campo diferente.

Escape from dead Island conta a história de um grupo de amigos Linda Waterson e Devan Mavropani, liderados por Cliff Calo, que chegam para investigar e documentar os rumores do que aconteceu em Banoi (nos jogos prévios da série). Ao chegar à ilha de Narapela, apercebem-se que nem tudo está normal e que algo terrível aconteceu. Além disso, Cliff apercebe-se que nem tudo o que vê ou sente pode ser verdade. Este jogo é uma aventura claramente virada para contar a história das origens dos zombies no arquipélago de Banoi. O jogo é jogado na terceira pessoa e dá muito ênfase ao combate corpo a corpo e ao avanço furtivo pelos zombies.


Assim que entramos no jogo vemos que o estilo gráfico mudou bastante, estando agora mais virado para os desenhos animados, num estilo cell-shaded. Os gráficos em si não são muito bons, mas não são maus. Ficavam melhor no final da vida da PS2 do que no final da vida da PS3. O som não é especialmente memorável. A gameplay é onde o jogo mostra mais de si, misturando perfeitamente um jogo furtivo, com história e acção suficiente para nunca nos aborrecer. Não é brilhante mas não desilude. O combate é um pouco desajeitado, mas penso que o nosso problema é estarmos demasiado habituados a personagens que sabem lutar desde o berço e são peritas nisso. No geral o jogo é agradável, tendo por vezes alguns momentos mais aborrecidos devido aos controlos menos sensíveis. 


É claramente é uma tentativa de fazer um jogo mais contido, monetariamente falando, que simula muito dos jogos existentes na ida Playstation 2 substituindo os elementos de role play por uma experiência mais linear e mais centrada na história, mudando pouco desde o inicio do jogo até ao fim. Mas eu gostei disso, é sempre bom experiências diferentes e não irmos atrás do rebanho.

por Tiago Costa

Sem comentários: