7 de novembro de 2014

VOGAIS: A Vida Privada de ESTALINE: Ditador Demoníaco ou homem de carne e osso?

 
A Vida Privada de Estaline (Vogais I 288 pp I 18,79€), de Lilli Marcou, é uma biografia baseada numa intensa e prolongada investigação, evidenciando como as atrocidades do regime conviviam com a esfera privada na vida do ditador e desvenda o homem por trás do mito, sem com isso ignorar os crimes que lhe conhecemos. 

ESTALINE: DITADOR DEMONÍACO OU HOMEM DE CARNE E OSSO? TERÁ O «HOMEM DE AÇO» SENTIDO ALGUMA VEZ COMPAIXÃO PELOS SEUS PRÓXIMOS? 

Um homem generoso e dedicado, que gostava de ter a sua família perto de si em almoços na casa de campo. Esta é uma imagem que dificilmente associaríamos a Estaline, o responsável pela morte de milhões de pessoas e uma das personagens mais marcantes e polémicas do século XX. 

Para escrever A Vida Privada de Estaline, com base em trinta anos de pesquisas, a historiadora francesa Lilly Marcou recorreu a fontes originais, inéditas na sua maioria. Mergulhou profundamente nos arquivos abertos ao Ocidente após o fim da União Soviética e entrevistou familiares e pessoas próximas de Estaline que sobreviveram à «Grande Purga». 

E o resultado surpreende. Por trás do líder carismático que mobilizou nações e surpreendeu Churchill e Roosevelt, ou do governante implacável na eliminação dos seus opositores, mesmo que fossem membros da própria família, descobrimos um jovem inúmeras vezes exilado pelo czar, duas vezes viúvo e envolto numa paranoia crescente. Com esta investigação, são-nos apresentados factos novos e iluminados aspetos omitidos ou ignorados. 

Sem se pretender promover um novo julgamento dos anos de terror estalinista, o resultado é um Estaline de carne e osso, humano, ainda que não menos vulnerável às acusações da posteridade. 

Sobre a autora:
Historiadora francesa, Lilly Marcou dirigiu um grupo de estudos sobre o movimento comunista internacional, no Centro de Estudos e Pesquisas Internacionais da Fondation des Sciences Politiques, e lecionou no Instituto de Estudos Políticos de Paris. 

É autora de diversos livros, já traduzidos para várias línguas, incluindo L’Internationale après Staline e Les Défis de Gorbatchev. Lilly Marcou escreveu esta biografia a partir dos arquivos mais secretos e das confissões dos que lhe eram mais próximos.

Sem comentários: