10 de setembro de 2011

Opinião - Cinza e Poeira

Título: Cinza e Poeira
Autor: Yrsa Sigurdardottir
Editora: Quetzal

Sinopse:
Após 30 anos de uma erupção vulcânica na Islândia, mais precisamente nas Ilhas Westmann, é permitido aos antigos habitantes visitarem as casas soterradas pela cinza, lava e poeira. Markús Magnússon descobre, na cave da sua antiga casa, 3 cadáveres e várias cabeças, um acontecimento que dará origem a uma empolgante investigação policial da advogada Thóra Gudmundsdóttir (personagem recorrente nos romances da autora), a qual no processo de investigação irá descobrir mais segredos soterrados na Pompeia do Norte.

Opinião por Joana Azevedo:
Antes de dar a minha opinião sobre o texto em si, queria salientar a deficiente revisão do texto por parte da editora. O livro está cheio de gralhas, faltando palavras em como “de” ou “que” em muitas frases e estando muitas vezes o feminino e o masculino trocados. É certo que todos os livros têm erros destes, mas este tem muitos mesmo. Até a sinopse da contracapa tem erros, afirmando que se descobriram na cave três cadáveres e várias cabeças, quando no livro se fala apenas de uma cabeça.

Parti para a leitura deste livro com expectativas muito elevadas, que não se justificaram totalmente. O livro prendeu-me desde o início, em momento nenhum me aborreceu. Deixou-me sempre a pensar como poderia aquele caso ter uma resolução e na relação entre os vários acontecimentos. O final é totalmente inesperado, embora tenha deixado de fora várias pontas soltas. Contudo, não posso dizer que tenha sido um livro brilhante. Penso que a história podia estar mais bem contextualizada, ainda por cima decorrendo num local tão original. A maioria das personagens não me provocou grandes emoções, sobretudo a investigadora, que é bastante banal. A excepção é Tinna, sobre a qual gostaria de ter sabido mais e que a autora deixa um pouco pendurada.

Sem comentários: