12 de julho de 2011

Opinião - A Papisa Joana

Título: A Papisa Joana
Autor: Donna Woolfolk Cross
Editora: Presença

Sinopse:
Personagem histórica envolta em lenda, a papisa Joana protagoniza a notável ascensão de uma mulher que não aceita as limitações que a sua época lhe impõe. Dotada de uma inteligência esclarecida e de uma imensa força de carácter, atinge o mais elevado grau da hierarquia religiosa católica. Apoiado numa investigação rigorosa, este é um romance magnífico, cativante, que prende o leitor nas complexidades da luta pelo poder, das conspirações e segredos políticos e dos fanatismos sangrentos. O livro que inspirou um grande filme épico realizado em 2010.

Opinião por Raquel Lima:
Este fantástico livro fala-nos de uma menina que cresceu no meio de irmãos, numa época em que as mulheres não tinham qualquer tipo de reconhecimento nem poderiam sequer estudar.
Esta menina, de seu nome Joana, nunca se resignou a isto, aprendeu com o seu irmão e após provas dadas da sua brilhante inteligência ao tutor encarregue de ensinar o seu irmão, Joana vai estudar e , disfarçada de homem, ingressa num mosteiro com o nome de João Anglicus e passa de monge a médico do Vaticano.
Com a morte do Papa Leão IV, é acalamada Papa com o nome João VIII, chegando assim ao topo da hierarquia católica, sendo apenas descoberta na altura em que tem o seu filho, fruto de um amor com o Conde Geraldo.
No fundo, é uma história exemplar de força de vontade, de conquista e perseverança.

Sem comentários: