12 de julho de 2011

Opinião - A lenda do Cisne

Título: A lenda do cisne
Autor: Jules Watson
Editora: Bertrand

Sinopse:
Um druida profetizou no momento do nascimento de Deirdre que ela seria a mais bela mulher depois de Helena de Tróia e que, devido a essa maldição de beleza, os homens lutariam por ela e o reino seria dividido. Criada na floresta, em reclusão, Dreide não recebe qualquer visita a não ser a do rei cujo desejo em que ela se torne sua mulher tornar-se-á numa obsessão. Baseado num célebre mito irlandês, a história de amor entre Maeve - a rainha guerreira - e os seus desamores.

Opinião por Rita Verdial:
Jules Watson é uma escritora Australiana de romance histórico/fantástico, que tem como fonte de inspiração os antigos celtas. A Lenda do Cisne é o seu primeiro livro editado em Portugal, sendo também o primeiro de uma série de dois livros, baseados em antigos mitos irlandeses. Watson é também autora da The Dalriada Trilogy.
Deirdre é uma jovem extremamente bela, alvo de grandes atenções por parte do rei Conor. Vive na floresta longe da vista de todos, como que em reclusão, podendo apenas beneficiar da companhia dos pais adoptivos e da sacerdotisa sua mestre, Levarcham. Este isolamento deve-se ao facto de uma terrível profecia estar associada à jovem protagonista, desde o dia do seu nascimento, profecia essa que faz dela portadora de grande desgraça para o reino.
Esta situação torna-se insustentável para Deirdre, que sempre ansiou pela liberdade e não suporta mais a ideia de se tornar rainha de Conor. Assim, resolve escapar ao seu triste fado, unindo o seu destino ao de três jovens heróis de grande importância. Mas em todas as histórias há um senão e os actos irreflectidos do grupo de jovens trazem consequências inimagináveis. O interesse do rei por Deirdre passa a obsessão: Conor não descansará enquanto ela não for sua e vai revelar-se capaz de tudo para o conseguir.
Antes de iniciar esta leitura, tinha a ideia de que A Lenda do Cisne, seria em muito semelhante ao primeiro livro da trilogia Sevenwaters de Juliet Marillier, A Filha da Floresta. De facto todo o ambiente da história lembra o fantástico mundo de Sevenwaters, mas a história em si, assim como as suas personagens, nada têm de idêntico com a obra acima mencionada.
A Lenda do Cisne recria a lenda de Deirdre e Naisi, sendo esta, parte de um grupo de antigos contos irlandeses denominado "O Ciclo do Ulster". Este Ciclo gira em torno das façanhas do rei Conchobor (Conor na forma anglicana) e dos seus guerreiros do Redbranch, incluindo o famoso herói irlandês, Cúchulainn.
Para quem é apreciador de antigas lendas e da temática Celta, este é um livro que certamente lhe suscitará interesse e proporcionará bons momentos de leitura. As personagens são agradáveis, o ambiente que as envolve é extremamente belo e cativante, e a escrita da autora é simples e elegante.
Até agora, o que aqui foi referido encaixaria esta obra na categoria de romance histórico, mas há uma componente fantástica que torna este livro num verdadeiro romance histórico/fantástico: A Fonte. A Fonte é como que uma forma diferente de ver o mundo, todas as formas de vida e mesmo as inanimadas são vistas como sendo constituídas por pequenos feixes de luz. É assim, que personagens como Deirdre levantam os véus do Outro mundo, chegando por vezes a ficar na iminência de se tornarem eles próprios em seres desse mundo, e é também nesta espécie de mundo paralelo que se podem ver os místicos Sídhe.
A Lenda do Cisne é um livro com altos e baixos, onde o leitor tanto se entusiasma com leitura, como fica entediado em momentos em que a história só parece estar a enrolar e o próprio final é capaz de despertar emoções um pouco controversas. Em suma, se pesarmos os pontos positivos e negativos da obra, esta continua a ter classificação positiva, A Lenda do Cisne é um livro bastante agradável que vale a pena ler.

Sem comentários: