26 de abril de 2011

Opinião - O Pântano da Meia Noite

Título: O Pântano da Meia Noite
Autor: Nora Roberts
Editora: Ulisseia

Sinopse:
Depois de ter sonhado com a compra de Manet Hall durante vários anos, Declan Fitzgerald decide-se finalmente a dar esse passo. Larga o seu escritório de advogado em Boston e dispõe-se a dar início à imensa tarefa de restaurar a casa. Algum tempo depois, o jovem começa a interrogar-se sobre a veracidade de alusões ao facto de a casa estar assombrada. Sente uma crescente angústia, como se a casa fosse refém de um terror e de uma tristeza que nada nem ninguém podem controlar.A bela vizinha Angelina consegue distrai-lo desses pensamentos sombrios, mas também ela tem uma estranha relação com Manet Hall. E, para que ambos possam entregar-se à mútua paixão, será necessário desvendarem um segredo do passado, tão oculto e negro quanto o próprio pântano.

Opinião por Mónica Durão:
Como fã da Nora Roberts, estou a ler todos os seus títulos, mesmo os mais antigos.
Esta obra leva-nos para uma realidade actual misturada com o oculto e cultura "cajun"do século XIX.
Iniciamos a obra logo com uma tragédia que nos comove e envolve de uma maneira que nos prende até à última letra da última página. Tragédia essa que é despoletada pelo ciúme, despeito e sentimento de vingança de uma matriarca de uma respeitada familia rica do século XIX , Familia Manet e de um dos seus filhos, um jovem que apenas veio ao mundo para ser mau.
Bom, após a tragédia que vitíma a jovem e indefesa Abigail pelas mãos de Julian, o cunhado mau e rancoroso, Lucian (irmão gémeo de Julian) acredita nas mentiras da mãe e do irmão e abandona a filha Marie Rose e deixa que a morte o leve.
Já em pleno século XX esta história é continuada por Declan e Angelina que são as reencarnações de Lucian e Abigail e tentam tudo por tudo não sucumbir às evidências que se amam faz séculos e que pertencem um ao outro e que a história entre eles tem que ser esclarecida e posto um ponto final na mesma, para dar paz aos mortos.
É um livro que me emocinou bastante, um pouco diferente do habitual da Nora, mas com as componentes eróticas e apaixonantes que nos levam a ler qualquer livro dela. Nesta obra ela apostou na temática do oculto e das vidas passadas e conseguiu sem dúvida aquilo a que se propõs com esta obra: prender o leitor do inicio ao fim sem conseguir parar de ler para saber o desfecho.

Sem comentários: