26 de abril de 2011

Discos: Israel Kamakawiwo'ole - Alone in IZ world

O sucesso crescente de “IZ” Kamakawiwo‘ole, o grande vocalista hawaiano desaparecido há pouco tempo, é uma história espantosa.

Em 1993, depois de uma carreira de sucesso integrado na banda Mäkaha Sons of Ni‘ihau, Israel decidiu trilhar o seu próprio caminho. A primeira coisa que fez foi encontrar-se com Jon de Mello, um dos melhores produtores da música contemporânea hawaiana, foi um encontro que definiu o futuro da carreira de Israel.

Israel disse que queria fazer carreira a solo e que necessitava que Mello acompanhasse os seus passos na indústria da música. O historial de Mello como produtor e a sua editora discográfica, a Mountain Apple Company, adequavam-se na perfeição às necessidades de Israel. A relação entre ambos floresceu e até ao fim dos seus dias, Israel teve em Mello o seu produtor, confidente e mentor musical.

A produção de Mello centrou-se na voz espantosa de Israel, lançando-o para uma carreira a solo plena de sucessos. “Facing Future” foi seguido de cinco discos notáveis, “E Ala E” (1995), “N Dis Life” (1996), “IZ In Concert: The Man and His Music” (1998), “Alone In IZ World” (2001) e “Wonderful World” (2007).

Em cada disco, Israel partilhava o seu amor pelo Hawai e pelo seu povo com o mundo e o mundo respondia em sintonia. “Facing Future” continua a ser o álbum de música hawaiana mais vendido de sempre em todo o mundo. Foi certificado Disco de Ouro na América, uma estreia para uma editora discográfica hawaiana. Chegou a Disco de Platina , com mais de 1 milhão de cópias vendidas. Depois, “Alone In IZ World” foi Disco de Ouro. A presença de Israel na indústria musical e as vendas dos seus discos continuam aumentar a cada ano que passa, não obstante as tendências do sector. É a história espantosa de um homem espantoso, o homem a quem alguns chamam “Suppaman hawaiano”.

Israel foi sempre reverenciado no Hawai mas a sua influência mundial só se fez sentir mais tarde. A música de IZ atingiu notoriedade nos EUA em meados da década de 1990. Segundo Doug Reece, da revista Billboard: “Em 1997, só houve sete semanas em que os músicos hawaianos – cidadãos de um estado cuja população é diminuta quando comparada com as dos outros – não estiveram no Top de Álbuns de Música do Mundo”.

Opinião por Fabiana Correia:
Tal como muitos dos fãs da série E.R., ou serviço de Urgência transmitido no canal AXN, eu já conhecia há muito famosa versão da música “ Somewhere over the rainbow” pelo Israel "IZ" Kamakawiwo'ole há algum tempo pois foi esta a melodia escolhida no momento de morte do Dr. Mark Green na pré-final da temporada 8 (S08E22). Mas confesso que, na altura, apesar de achar que a música foi extremamente bem escolhida para o momento, esta não me “ficou no ouvido”.
"IZ" trouxe uma faceta bem diferente e maravilhosa a esta música, que muitos de nós ouviu pela primeira vez pela voz de Judy Garland no “Feiticeiro de Oz” de 1939. Se fecharmos os olhos a ouvir esta música, relaxamos com uma enorme serenidade e frescura pelo corpo, de tal forma que ficamos com um enorme desejo de marcar imediatamente uma viagem para as ilhas do Havai.
“Alone in IZ world” é sem dúvida um dos melhores álbuns deste ano!

Sem comentários: