5 de fevereiro de 2011

Opinião - Academia de Vampiros


Título: Academia de Vampiros
Autor: Richelle Mead
Editora: Contraponto

Sinopse:
Lissa Dragomir é uma princesa Moroi - um vampiro mortal com um laço inquebrável com a magia da Terra - e deve por isso ser protegida dos Strigoi, os vampiros mais ferozes e mais perigosos - os que nunca morrem. Rose Hathaway, a melhor amiga de Lissa, é uma Dhampir - nas suas veias corre uma poderosa mistura de sangue de ser humano e de vampiro. Rose tem como missão proteger Lissa dos Strigoi, que tentam por todos os meios tornar Lissa uma deles.

Após dois anos de uma liberdade proibida, Rose e Lissa são apanhadas e arrastadas de volta à Academia São Vladimir, escondida nas profundezas da floresta de Montana. Aí, Rose deverá continuar a sua educação de Dhampi, enquanto Lissa será educada para se tornar a rainha da elite Moroi. E ambas voltam a quebrar corações na Academia. No entanto, é dentro dos portões de ferro de São Vladimir que a segurança de Lissa e Rose está mais ameaçada. Os horríveis e sanguinários rituais dos Moroi, a sua natureza oculta e o seu fascínio pela noite criam um enigmático mundo repleto de complexidades sociais. Rose e Lissa vêem-se forçadas a deslizar por este perigoso mundo, resistindo à tentação de romances proibidos e nunca baixando a guarda, ou os Strigoi farão de Lissa um deles para a eternidade...

Opinião por Carla Dionísio:
Eu já li este livro, penso eu, no final de 2009. E adorei. Richelle tem uma escrita bastante fluída e fácil de ler. Começa-se a ler o livro e não se pára até chegar ao final. É devorador.
Mas, desta vez, decidi ler com mais calma. Dar mais atenção aos pormenores, aprofundar mais as situações e os sentimentos. Como tinha um conhecimento prévio, por já ter lido o livro, reparei em pormenores que da primeira vez me passaram despercebidos. Da primeira vez a ânsia, de saber o que se ia passar a seguir, fez-me descuidar de alguns pormenores. Um erro da minha parte, eu sei. Algo que corrigi desta vez. Não é o meu livro favorito de vampiros - sinceramente nem sei qual seja - mas gostei bastante da forma como Mead pegou nos vampiros e os desenvolveu.
E tenho a dizer que me irrita profundamente aquela rodela dourada que diz "Sangue novo para os leitores de STEPHENIE MEYER". Ok, que o livro foi escrito depois, mas estar constantemente a comparar todos os livros de vampiros, que saem, ao Twilight enerva-me. É que não é apenas para com os livros que foram escritos depois, o The Vampire Diaries foi escrito muito antes e também é "novo Twilight". Só falta, mesmo, no próximo livro que Anne Rice editar em Portugal ter o rótulo de "sangue novo para os leitores de Twilight"! Sei que é marketing, mas não concordo!

Sem comentários: