5 de fevereiro de 2011

Opinião - Danças e Contradanças


Título: Danças e Contradanças
Autor: Joanne Harris
Editora: Asa

Sinopse:
As sarcásticas histórias de Danças & Contradanças podem ser resumidas em duas palavras: malévolas e maliciosas. Como em muitos dos seus romances, Joanne Harris consegue combinar de uma forma única situações e personagens comuns - e até banais - com o extraordinário e o inesperado. Mais do que nunca, a autora dá largas à sua imaginação e apresenta-nos uma exuberante e prodigiosa caixa de Pandora que contém tudo quanto é extravagante, estranho misterioso e perverso. De bruxas suburbanas a velhinhas provocadoras, monstros envelhecidos, vencedores da lotaria suicidas, lobisomens, mulheres-golfinho e fabricantes de adereços eróticos, estas são vinte e duas histórias onde o fantástico anda de mãos dadas com o mundano, o amargo com o doce, e onde o belo, o grotesco, o sedutor e o perturbador estão sempre a um passo de distância.
Escolham o vosso par, por favor. Danças & Contradanças é o primeiro livro de contos de Joanne Harris, que, com a mestria a que já nos habituou, consegue deliciar, surpreender, entreter e horrorizar em igual medida. Suficientemente longas para aguçar o apetite, e breves a ponto de serem lidas num piscar de olhos, estas são histórias maliciosas, divertidas, por vezes provocadoras, mas sempre pessoais e capazes de revelar uma faceta de Joanne Harris até agora desconhecida dos seus leitores.

Opinião por Andreia da Silva:
Um livro, ou melhor, uma história, pode tocar-nos lá no fundo da nossa alma, ser arrebatador, arrancar-nos um sorriso e fazer fluir lágrimas ao mesmo tempo? A resposta é afirmativa.

Este livro, o primeiro de contos da autora, reúne histórias que se destacam de todos os contos que li até hoje. São originais, alguns que nos deixam a pensar "mas como é que alguém se lembra de escrever isto?", o que oferece uma imensa riqueza ao livro como um todo que faz conjunto com o toque de magia que cada uma daquelas pequenas histórias nos dão.

Na contracapa diz-se que são histórias com sarcasmo e digamos que sim. Achei, de facto, umas linhas ténues e muito subtis de sarcasmo e ironia, para o mundo e para a sociedade.

Gostam de boas histórias? Daquelas que nos ficam a rondar os pensamentos por algum tempo? Então leiam estes contos! Eles dizem tudo e só são umas páginas...

Sem comentários: