18 de novembro de 2019

Opinião - Teatro - Os vizinhos de cima

Sinopse:
Ana Brito e Cunha, Fernanda Serrano, Pedro Lima e Rui Melo regressam ao Teatro Villaret, em Lisboa, a partir de 26 de Setembro.

OS VIZINHOS DE CIMA esteve em cena pela primeira vez de Outubro a Dezembro do ano passado, em Lisboa, tendo seguido depois numa pequena digressão pelo país - com passagem por três coliseus do Porto completamente esgotados - num total de 66 apresentações com mais de 30 mil espectadores.

Regressa agora Lisboa mantendo a promessa de continuar a fazê-lo reflectir sobre as relações a dois, com muitas gargalhadas à mistura, porque, como insinua o próprio autor: Uma boa dose de sentido de humor é absolutamente imprescindível para conseguirmos lidar com as questões do coração. E com a vida no geral, atrevemo-nos a acrescentar.

"Sem dúvida, uma das maiores e mais ambiciosas aventuras que podemos experimentar é viver em casal. Um grande desafio, cheio de adversidades e obstáculos em que a luta acontece diariamente, as trincheiras são infinitas e o consolo às feridas e arranhões sofridos é muitas vezes escasso e pouco salutar. Mesmo assim, inexplicavelmente homens e mulheres continuam a tentar. Por essa razão, estou convencido de que só com ironia e sentido de humor é possível escrever sobre essa tragédia que nos assombra desde o início dos tempos e da qual não podemos escapar. E o que é que os vizinhos de cima têm a ver com isso? Bem, eles são os culpados por estar a ler estas linhas agora. Há alguns anos atrás um casal mudou-se para o andar por cima do meu - onde vivo com a minha família. Quase de imediato começámos a ouvir ruídos estranhos, a qualquer momento ou hora do dia, sempre acompanhados de uma grande variedade de gemidos. Certamente que para mim, isto foi uma inspiração, e de forma inconsciente, acabou por dar origem ao que seria a minha primeira peça para teatro.” Cesc Gay


Opinião por Marta Castro:
OS VIZINHOS DE CIMA marcou a estreia no teatro do cineasta Cesc Gay. Estreado pela primeira vez em Barcelona, converteu-se logo num grande sucesso, esgotando todas as apresentações e batendo recordes de espectadores. Em Portugal, volta agora ao palco do Villaret em Lisboa.
Fernanda Serrano chegou, aquando da edição anterior, a mencionar que este foi um dos espetáculos mais felizes da sua vida.
Esta peça conta-nos a história de dois casais – os vizinhos de cima Laura e Rafa, protagonizados por Ana Brito e Cunha e Rui Melo, e os vizinhos de baixo Ana e Júlio, interpretados por Fernanda Serrano e Pedro Lima. Laura e Rafa, ela psicóloga e ele bombeiro, formam aparentemente um casal modelo. Já Ana e Júlio, ela proprietária de uma loja de roupa e ele pianista e professor de música no conservatório, passam por uma fase de monotonia e estagnação no casamento.
Após 6 meses na casa, Ana decide convidar o casal de cima para um jantar em sua casa, um pouco à revelia do seu marido. Não conseguindo escapar a este encontro, Júlio decide que esta é uma boa altura para confrontar os vizinhos com o facto de fazerem muito barulho, algo que Ana tenta evitar a todo o custo. À medida que a noite avança, os segredos dos vizinhos de cima começam a ser desvendados e o casal de baixo fica a conhecer as loucuras sexuais dos seus vizinhos, o que faz com que eles proprios comecem a repensar a sua própria relação, que já não tem o fulgor de outrora.
Esta peça é uma comédia cheia de humor e ironia, que aborda a temática do sexo, do amor, das aparências, e mais que tudo da convivência dos casais, levando o espectador a reflectir sobre a ilusão das aparências e a verdade das relações humanas e do que é preciso para uma relação sobreviver ao desgaste do tempo.
"Os vizinhos de cima" tem tradução de Maria João Rocha Afonso, música original de Filipe Melo e Nuno Rafael, cenário e adereços de Rui Filipe Lopes, figurinos de Isabel Carmona e desenho de luz de Luís Duarte. A peça pode ser vista de quarta-feira a sábado, às 21:30, e, aos domingos, às 16:30.
Vale a pena ir ver. De rir do principio ao fim!! De salientar a performance de Pedro Lima que é simplesmente fantastica.

Sem comentários: