Sinopse
Midway foca-se na fabulosa batalha de
Midway, um confronto entre a frota Norte Americana e a marinha Imperial
Japonesa que mudou o rumo dos acontecimentos no teatro de guerra do Pacífico
durante a Segunda Guerra Mundial. O filma baseia-se em eventos verídicos e
heróis verdadeiros, narrando a história de audácia e de coragem de ambos os lados,
naquela que foi a mais longa batalha marítima da Segunda grande Guerra.
Opinião
por Artur Neves
Pela terceira vez que esta
história é levada ao cinema. A primeira versão em forma de documentário dirigido
por John Ford quando servia na ilha como oficial da inteligência militar e
fotógrafo, (alias, tal como o atual filme o mostra em plena rodagem durante o
ataque nipónico). A segunda versão, na forma de uma superprodução de Hollywood em
1976 integrando um assinalável conjunto de estrelas da época, mas obtendo um reduzido
êxito de bilheteira decorrente da censura generalizada sobre a utilização de
imagens de cenas reais de batalhas navais, que não tinham nada a ver com a batalha
de Midway. Foi a solução possível, numa altura em que os efeitos especiais
estavam no seu início e o desenho computorizado ainda não existia.
Atualmente porém, tudo
mudou, e o que temos nesta realização de Roland Emmerich que se notabilizou a
partir do “Dia da Independência” de 1996, é a história verdadeira contada pelos
relatos de quem lá esteve, profusamente enquadrada pelos combates aéreos com
aviões da época, os Zeros japoneses,
velozes e ágeis tanto na aproximação como na fuga, depois de abaterem os
pesados e lentos aviões torpedeiros; TDB
Devastor da esquadra americana que para descolarem dos porta-aviões
americanos precisavam que este se deslocasse em sentido contrário com
determinada velocidade, para conseguir que as pesadas máquinas ganhassem
sustentação e se elevassem no ar.
A história divide-se por
vários personagens reais de ambos os lados do conflito criando um clima de
confronto comum a todos os filmes de guerra oriundos de Hollywood e Emmerich enquadra
e justifica os eventos da batalha de Midway com os eventos que a precederam,
tal como, o ataque dos japoneses a Pearl Harbor ou o bombardeamento do coronel Jimmy
Doolittle (Aaron Eckhart) a Tóquio, de uma forma naturalmente breve, mas que
faz com o motivo principal da história só seja abordado depois de mais de
metade do filme decorrido.
Fica também bem claro que os
verdadeiros heróis desta batalha foram os serviços de inteligência americanos e
todo o trabalho manual de desencriptação das mensagens que os japonese trocavam
entre si. Essa proeza foi conseguida, quase por inspiração, por um oficial
inglês ao serviço dos serviços secretos americanos, Edwin Layton (Patrick
Wilson) que acreditou que o ponto AF, muitas vezes referido nas mensagens
intercetadas, se referia ao atol de Midway onde veio a verificar-se a grande
batalha naval.
Mais uma vez, como espetáculo
cinematográfico este filme vale pelos efeitos especiais que integra e pela
diversidade computacional que exibe, por vezes exagerando em algumas manobras
aviónicas que nos mostra. Do ponto de vista emocional é pobre considerando que
já sabemos o resultado de tudo aquilo. Vale também, sobretudo pela dignidade
com que são tratados todos os intervenientes, tanto japoneses como americanos,
com claro destaque para os primeiros, educados com regras mais rígidas e princípios
sociais mais austeros que é curioso observar.
Classificação: 5 numa escala
de 10
Sem comentários:
Enviar um comentário