4 de julho de 2016

Novidade Pergaminho | Crescer Juntos - Carlos González


Crescer Juntos
Carlos González
Autor do best-seller internacional Bésame Mucho

O conhecido pediatra espanhol Carlos González lança em Portugal Crescer Juntos, obra com o selo editorial da Pergaminho e que chega às livrarias no dia 17 de junho. Carlos González é autor do best-seller internacional Bésame Mucho, sendo um dos autores mais lidos na área da pedagogia no nosso país.
Com Crescer Juntos, o autor procurou abordar algumas questões que afetam as crianças mais crescidas até à adolescência. Este livro apresenta um conjunto de reflexões sobre os desafios particulares que enfrentam os pais da atualidade, o exercício da autoridade paterna, as suas limitações e efeitos, assim como o aumento epidémico de diagnósticos de hiperatividade que se tem vindo a verificar ao longo dos últimos anos.
Carlos González deixa vários alertas ao longo dos sete capítulos deste livro, como, por exemplo, ser “errado presumir que apenas existe uma maneira correta de educar os filhos e que, por inerência, as restantes são más” ou ainda que “as mães obedecem a uma predisposição natural para privilegiar as melhores soluções para os seus filhos e a maior parte desempenha bem o seu papel. Há milénios que é assim, caso contrário não estaríamos aqui.” Chamadas de atenção estas para que os pais não caiam na armadilha do sentimento de culpa.
O autor faz também uma análise criteriosa sobre os estilos parentais, focando os vários tipos de educação com apego: apego seguro; apego evasivo ou esquivo; apego resistente; e ainda apego desordenado.
Crescer Juntos é uma lição de senso comum sobre as questões que mais preocupam os pais.

Sinopse:
«Por cada criança que nasce, nascem também um pai e uma mãe. E a partir daí crescemos juntos em sabedoria e em virtude (e, no caso das crianças, também em tamanho). Os filhos dedicam-nos um amor incondicional, mesmo que não tenhamos feito nada para o merecer. Fazem-nos sentir importantes e úteis, divertem-nos e intrigam-nos, emprestam propósito e cor às nossas vidas, e permitem que os acompanhemos durante algum tempo na fascinante aventura que é a descoberta do mundo. Ser pai é um privilégio. Em livros anteriores abordei alguns assuntos que são de especial interesse para os pais de crianças mais pequenas: a amamentação e a alimentação, o choro e o sono, os arreigados preconceitos e as normas absurdas que por vezes nos impedem de desfrutar dos nossos filhos, acolhê-los nos nossos braços, consolalos quando choram, dormir com eles ou cobri-los de beijos.
Desta vez gostaria de refletir sobre algumas questões que afetam crianças mais crescidas, até à adolescência. Reflexões sobre os desafios particulares que enfrentam os pais da atualidade; sobre o exercício da autoridade paterna, as suas limitações e efeitos; sobre o aumento epidémico de diagnósticos de hiperatividade que se tem vindo a verificar ao longo dos últimos anos… (…)
As crianças crescem e nós crescemos com elas. A infância é fugaz. Que a obsessão que temos por a corrigir não nos impeça de a gozar.»

Sobre o autor:
O Dr. Carlos González é licenciado em Medicina pela Universidade Autónoma de Barcelona e formou-se como pediatra no Hospital de Sant Joan de Déu, na mesma cidade.
É fundador e presidente da Associação Catalana Pro Lactancia Materna e ministra vários cursos sobre amamentação dirigidos a profissionais de saúde. É autor de diversos livros de puericultura e pedagogia, todos eles grandes sucessos de vendas, e uma presença regular nos media de destaque em Espanha. É casado e tem três filhos (que já dormem e comem muito bem).

Sem comentários: