22 de junho de 2016

Novidade Pergaminho | Guia de um Astronauta para Viver Bem na Terra - Chris Hadfield


Guia de um Astronauta para Viver Bem na Terra
Chris Hadfield

O astronauta canadiano que se tornou uma estrela das redes sociais depois de partilhar vídeos do seu quotidiano ao longo dos cinco meses em que esteve ao comando da Estação Espacial Internacional chega-nos agora com o livro: Guia de um Astronauta para Viver Bem na Terra. Um título editado em Portugal pela Pergaminho e que está disponível nas livrarias a partir de 17 de junho.
Quem não se lembra do coronel Chris Hadfield a cantar Space Oddity, de David Bowie, quando se despediu dos seus dias no espaço? Ou mesmo a escovar os dentes? Ou até a mostrar o que acontece com as lágrimas quando se chora no espaço? Estes vídeos foram vistos por milhares de pessoas em todo mundo, fazendo de Chris Hadfield o astronauta ‘cool’, como apelidou alguma imprensa.
Através de Guia de um Astronauta para Viver Bem na Terra, Chris Hadfield pretende contar a sua história, motivando todas as pessoas a seguirem os seus sonhos, mas disponibilizando também valiosas lições de vida através das suas incríveis aventuras. ‘Não é difícil convencermonos a trabalhar arduamente quando queremos algo tanto como eu queria ser astronauta’, diz o próprio no seu livro. Chris Hadfield soube aos nove anos que queria ser astronauta, quando viu Neil Armstrong a pisar a lua. Mas ‘também soube, como todas as crianças do Canadá, que era impossível. Os astronautas eram americanos. A NASA só aceitava candidaturas de cidadãos dos EUA e o Canadá nem sequer tinha uma agência espacial. Mas… ainda um dia antes era impossível andar na Lua’.
Guia de um Astronauta para Viver Bem na Terra é um livro especial e incrivelmente eficaz como guia inspirador para a vida e para a melhor forma de vivê-la.

Sinopse:
A 20 de julho de 1969, o pequeno Chris Hadfield assistiu (como o resto do mundo) a um dos momentos mais icónicos da História: Neil Armstrong a caminhar na Lua, a dar aquele «passo gigantesco para a humanidade» que voltou a despertar em todos nós a capacidade de sonhar. Nesse momento, aos nove anos de idade, Chris Hadfield tomou uma decisão: iria ser astronauta.
Havia uma série de problemas em passar da quinta onde vivia, nas profundezas de Ontário, para a academia da NASA (nomeadamente, o facto de o Canadá não ter um programa espacial e de a NASA aceitar apenas cidadãos dos EUA). Mas, como Chris Hadfield descobriu, quando se quer realmente uma coisa, aprende-se a transformar os obstáculos em oportunidades de aprendizagem e crescimento…
O coronel Chris Hadfield já passou mais de 4000 horas no espaço – e décadas a treinar para o fazer. Apesar de toda a preparação, teve de saber lidar com os mais estranhos imprevistos, tais como forçar a entrada numa estação espacial com um canivete suíço, fazer uma pequena cirurgia em gravidade zero, livrar-se de uma cobra viva enquanto pilotava um avião e ficar temporariamente cego no exterior de uma nave espacial – em órbita! Através de todo o seu treino e determinação, e graças aos imprevistos com que se deparou e às aventuras que viveu, o coronel Chris Hadfield foi aprendendo lições que se aplicam tanto à vida no espaço… como na terra.

Sobre o autor:
O coronel Chris Hadfield é um dos astronautas mais experientes e de maior sucesso do mundo. Foi o melhor aluno da escola de pilotos de testes da Força Área dos EUA no ano em que se formou e piloto de teste do ano da Marinha dos EUA, em 1991. Em 1992, foi selecionado como astronauta. Foi diretor de operações da NASA na Rússia, chefe de divisão de Robótica no Centro Espacial Johnson e chefiou as operações na Estação Espacial Internacional, onde também exerceu o cargo de comandante. As suas espantosas fotografias tiradas do espaço e os seus projetos educativos sobre Astronomia valeram-lhe um reconhecimento a nível internacional.

1 comentário:

Marta Moura disse...

Deve ser bem interessante!