8 de março de 2016

Opinião - "O Caçador" de Michael Cimino


 
Sinopse:
Um espantoso e poderoso épico, vivido por três homens, trabalhadores de aço da Pensilvânia, cujas vidas são irreversivelmente mudadas na trágica devastação da guerra do Vietname. Quando Michael (Robert De Niro), Steven (John Savage) e Nick (Christopher Walken) são capturados pelos vietcongs, os seus captores obrigam-nos a jogar Roleta Russa, apostando na sua sobrevivência. A experiência que viveram em cativeiro deixa-os com terríveis feridas físicas e mentais. Alguns anos mais tarde, quando Michael regressa a Saigão, para cumprir uma antiga promessa a um amigo, inesperadamente faz uma descoberta terrível. Em 1978, o realizador Michael Cimino ganhou 5 Óscares com este filme: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor Secundário (Christopher Walken), Melhor Montagem e Melhor Som.
 
Opinião por Marta Nogueira
A quantidade e qualidade de talento presentes n'O Caçador por cada segundo de película cinematográfica é quase um atentado ao espectador mais desprevenido. Senão vejamos:
Meryl Streep em início brilhante de carreira, John Savage (que será feito deste senhor? ...), Christopher Walken e Robert De Niro, para além de todos os secundários igualmente talentosos.
O Caçador não só é um dos grandes filmes sobre o Vietname, embora grande parte da acção nem sequer se passe lá, como é também um retrato intenso da América marcada pela guerra e pelos seus fantasmas.
O Caçador conta a história de um grupo de amigos e começa precisamente na véspera da partida de três deles para o Vietname. A primeira parte do filme é, aparentemente, sobre nada em especial. Há o casamento de um deles, há o copo de água e há a caçada ao veado que Michael (De Niro) deseja realizar antes de partirem. Mas esta primeira parte, que alguns criticam como talvez demasiado longa, serve precisamente para estabelecer as relações entre os diversos personagens, os laços que os unem, a intensidade da sua amizade, os seus amores e desejos, as suas personalidades. E serve para percebermos mais tarde, a violência do que sofrem e para nos sentirmos totalmente identificados com o seu sofrimento.
No Vietname todos eles irão perder a sua inocência. A famosa cena da roleta russa é esse momento, uma cena tão intensa e tão bem representada que é quase pecado não conhecê-la.
E O Caçador é, como todas as grandes obras, não só um retrato dos seus protagonistas, como também precisamente o retrato da perda da inocência de uma América assolada por uma guerra distante, terrível e sangrenta, já todos sabemos ...
Mas O Caçador é também, e sobretudo, uma ode à amizade, uma ode à esperança e à fidelidade de um homem pelos seus companheiros de vida e de guerra. Michael, o caçador de veados do título, é o único que regressa intacto. Um homem de temperamento firme e duro, ele protege os seus amigos durante a guerra e continuará a protegê-los muito tempo depois, ao não se resignar a perdê-los para o sofrimento atroz que ambos sofreram. E irá, como o caçador nato que é, em busca das suas presas até ao fim do mundo, se for preciso, para tentar recuperar o tempo encapsulado na memória das suas vidas comuns. Será que consegue? Vejam e descubram.
Um filme imprescindível para qualquer cinéfilo. Uma ode à vida, à amizade e à esperança. Com interpretações de cortar a respiração. Será provavelmente o filme em que Robert De Niro foi absolutamente perfeito.

Sem comentários: