2 de fevereiro de 2016

Opinião - "O Grande Gatsby" de F. Scott Fitzgerald



Sinopse
Justamente considerada uma das mais importantes obras do século XX, O Grande Gatsby é um retrato notável da era dourada do jazz, em toda a sua decadência e excessos. Pelos olhos do provinciano Nick Carraway, conhecemos a história do misterioso Jay Gatsby, um milionário que subiu na vida a pulso, movido pela paixão quixotesca que nutre pela jovem Daisy, uma rica herdeira, bela e frívola. A sua obcessão por ela fá-lo reinventar-se para por fim poder reclamar a sua amada, numa autêntica encarnação do sonho americano. Porém, o reencontro de ambos acaba por desencadear uma série de acontecimentos trágicos, com Gatsby a ser vítima não apenas da sua ambição, mas de sensibilidade e a falta de valores que imperam na sociedade americana da época. 

Opinião por Margarida Rodrigues
Nick Carraway, um jovem de origens humildes muda-se para Nova Iorque no verão de 1922 - as expectativas são altas: uma pequena casa em West Egg, Long Island e um emprego como corretor da Bolsa. Do outro lado da baía, em East Egg, vive a prima de Nick, Daisy e o seu marido Tom Buchanan. É também apresentada Jordan Baker, uma golfista profissional, amiga de Daisy e frequentadora das famosas festas do vizinho de Nick: Jay Gatsby. É numa destas festas que Nick trava conhecimento com Gatsby e descobre toda a verdade sobre o misterioso anfitrião. Gatsby e Daisy foram outrora amantes e quando este foi chamado para combater na Grande Guerra e não regressou, Daisy vê-se obrigada a seguir em frente. Mas Jay nunca desistiu, pois todas as festas que realizava em sua casa eram na esperança que, um dia, Daisy aparecesse. No entanto, o reencontro de ambos acaba por desencadear uma série de eventos trágicos que expõe algumas duras verdades sobre o amor, naquela efervescente e eléctrica cidade.
O livro da autoria de F. Scott Fitzgerald transporta-nos para um mundo de sonhos, amores proibidos, luxo e esperança. O livro serve também de crítica social, retratando a sociedade da época: uma sociedade focada na futilidade e no dinheiro, onde o amor era um tema posto de parte.
A história é contada por Nick, dando-nos uma perspetiva dos anos 20 pouco explorada: a descrição dos locais como o Vale das Cinzas, as casas de Jay Gatsby e Tom Buchanan, as roupas e as festas… Um mundo luxuoso e desconhecido.
Os personagens da história são tanto simples como complexas. Nick é um jovem modesto com poucas ambições, simbolizando a simplicidade, que se deixa seduzir pelo mundo da riqueza e ostentação, representado pelo resto do elenco. Daisy é uma personagem complexa, dividida entre o conforto e estabilidade que Tom lhe dá e a forte paixão que sente por Gatsby. Este último é um personagem um tanto confusa. Claramente ambicioso mostra também uns traços de ingenuidade. Tom é a superioridade e a extravagância em pessoa.
O Grande Gatsby é um clássico que aconselho a todos que procuram uma leitura absorvente e cheia de drama e intrigas que vai fazer qualquer um suster a respiração!

Sem comentários: