17 de fevereiro de 2016

Novidade Pergaminho | Pense com o Coração - Arthur Rowshan


Sinopse:
«Por norma, quando as pessoas pretendem levar a cabo uma mudança nas suas vidas, tentam fazê-lo de maneira racional. Creem que a razão pode vencer o desejo. Mas a carga visceral de um desejo passional é como a fera enlouquecida que destrói tudo o que se atravessa no seu caminho. Quem tentar deter uma besta furiosa, acabará por se magoar. Para domar um cavalo selvagem, há que o deixar correr num recinto fechado. Só quando estiver exausto nos devemos aproximar dele e dar início ao processo de amestramento.
Ao escrever este livro, depois de vinte anos dedicados a ajudar pessoas a superar os seus problemas, compreendo que todos sofremos as consequências de manter a mente e o coração tão afastados um do outro. O meu trabalho, com efeito, consiste em reduzir essa distância, porque acredito que o segredo da felicidade está na reconciliação dos nossos dois poderes: o intelecto e as emoções.
Ainda estava a dar os primeiros passos no meu percurso académico quando me apercebi do poder que as analogias, os aforismos e os contos têm para mudar vidas. As histórias inspiradoras recorrem a um vocabulário próprio, que pretende convocar emoções. Às vezes, por exemplo, a interação num casal pode tornar-se uma fonte de constante ansiedade. Sentimo-nos frustrados por sermos incapazes de transmitir a nossa mensagem à outra parte. Tentamos explicar o nosso ponto de vista e fazemos tudo o que está ao nosso alcance para o explicar racionalmente, mas as palavras caem em saco roto.
Qual é a solução? É preciso apelar mais ao coração do que à mente. Como disse São Tomás de Aquino: “Nada existe no intelecto que não tenha antes passado pelos sentidos.” Portanto, devemos aprender a fazer sentir o nosso parceiro de maneira diferente, em vez de recorrer à razão. As palavras evocadoras e sugestivas atingem o coração com a força de uma flecha penetrante. Ao tocarmos as cordas emotivas do nosso parceiro, promovemos uma comunicação íntima e profunda.»

Sem comentários: