5 de janeiro de 2016

Opinião - "Joy" de David O. Russell



Sinopse:
Criativa desde a infância, Joy Mangano (Jennifer Lawrence) entrou na vida adulta conciliando a jornada de mãe solteira com a de inventora e tanto fez que se tornou uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.
 
Opinião por Marta Nogueira
Jennifer Lawrence e Bradley Cooper reúnem-se pela segunda vez num filme novamente realizado por David O. Russell para retratar em parte a vida da inventora e empresária de sucesso Joy Mangano, uma milionária self-made norte-americana, que patenteou mais de 100 ideias dos mais diversos gadgets caseiros e é presença assídua na Home Shopping Network, um canal de televisão dedicado à venda de produtos.
Embora não seja uma biopic totalmente fiel da vida de Mangano, Russell baseou-se em muitos factos da sua vida e acrescentou outros baseados nas vidas de mulheres com carreiras idênticas, com o objectivo de criar uma história inspiradora, que louva o espírito empreendedor e corajoso face às adversidades.
Apoiada por um ensemble de secundários de luxo, que incluem Robert De Niro, Isabella Rossellini, Virginia Madsen e Diane Ladd, Jennifer Lawrence oferece-nos um papel em muito semelhante ao que já nos habituou noutros filmes (excepção à sua personagem mais dramática da saga Hunger Games), ou seja, carregado de um humor presente até nos momentos mais dramáticos, uma personalidade forte e um ritmo consistente.
O argumento foca-se na determinação de Joy em persistir nos seus sonhos e ideias, apesar do ambiente desequilibrado que a rodeia e das contrariedades externas que vão surgindo como obstáculos no seu percurso - o divórcio dos pais, uma mãe viciada em telenovelas que quase não abandona o quarto, um pai de regresso ao mercado dos namoros, uma madrasta exigente, uma meia-irmã ambiciosa e o seu próprio divórcio.
Russell consegue um filme divertido e consistente, cheio de humor, ritmo e verosimilhança e consegue tornar-nos fãs de Mangano. Lawrence está já nomeada para o Globo de Ouro de Melhor Actriz em Comédia com este filme.

Sem comentários: