19 de janeiro de 2016

Novidades Guerra e Paz - Manifesto Comunista


Manifesto Comunista
Karl Marx e Friedrich Engels
16x23
176 páginas
22,00 €
Não Ficção/Política/História

Esta nova edição é, duplamente, um livro de intervenção. Nas primeiras cinquenta e seis páginas, os organizadores apresentam uma visão épico-trágica do Comunismo. É uma introdução que revisita, em textos e imagens dramáticas e empolgantes, a história do comunismo europeu, esse comunismo que nasceu nas bocas da fome e no peito da revolta e era o sonho de um Homem Novo. Mas a utopia acabou num mar de tortura, gulags e sangue.
Não querendo ser uma edição académica, o que este livro pretende retratar é esse duplo movimento histórico. «O cortejo dos crimes e misérias que o comunismo engendrou não pode ser assacado apenas a um livro. Mas é preciso ler o livro e pô-lo em confronto com os factos históricos, para se tentar perceber que elemen­to subjacente do texto de Marx pode ter legitimado e instilado esse Terror. Haverá uma vocação totalitária nessa radical estética do novo que Marx na política e os modernistas nas artes gritaram ao mundo no final do século XIX e no começo do século XX?», pergunta o editor do Manifesto Comunista, concluindo: «É preciso muita obstinação para que se diga que uma coisa nada tem que ver com a outra».
Disponível, a partir de 20 de Janeiro.

Sinopse:
Este é, duplamente, um livro de intervenção.
Por ter o texto integral, em nova tradução, de O Manifesto Comunista, que Marx e Engels escreveram em 1848, para oferecerem um corpo teórico, um guia, às fogueiras da revolta que ardiam por todas as nações da Europa.
Mas é também um livro de intervenção por apresentar, a preceder o Manifesto, 56 páginas que revisitam a história do comunismo europeu. O comunismo nasceu nas bocas da fome e no peito da revolta: era o sonho de um homem novo. Mas a utopia acabou num mar de tortura, gulags e sangue.
Com um grafismo ousado, é esse périplo que se esboça na primeira parte deste livro. Na segunda, o histórico texto de Marx e Engels.

Sem comentários: