4 de dezembro de 2015

Opinião - O Lago dos Sonhos - Juliet Marillier


Título: O Lago dos Sonhos
Autora: Juliet Marillier
Editora: Planeta

Sinopse:
Em troca de ajuda para escapar a um longo e injusto encarceramento, a amarga curandeira mágica Blackthorn jurou pôr de lado o seu desejo de vingança contra o homem que destruiu tudo o que lhe era querido. Seguida por um companheiro de clausura, um homem grande e silencioso chamado Grim, ela viaja para o norte, rumo a Dalriada. Aqui, viverá na orla de uma misteriosa floresta e terá de cumprir, durante sete anos, a promessa que fez ao seu libertador: aceder a todos os pedidos de socorro que lhe forem dirigidos.
Oran, príncipe herdeiro do trono de Dalriada, esperou com ansiedade a chegada da sua noiva, Lady Flidais. Conhece-a apenas por via de um retrato e da poética correspondência que trocaram entre si e que um dia o convenceu de que Flidais era o seu verdadeiro amor. Oran descobre, porém, que as cartas também mentem, pois, embora igual em aparência à imagem no retrato, a sua noiva vem a revelar-se uma mulher muito diferente da criatura sensível e sonhadora que escreveu aquelas cartas.
Nas vésperas do seu casamento, o príncipe não vê saída para a o seu dilema. Mas corre o rumor de que Blackthorn possui um dom extraordinário para a resolução de problemas espinhosos, e ele pede a sua ajuda. Para salvar Oran das suas insidiosas núpcias, Blackthorn e Grim vão precisar de todos os seus recursos: coragem, engenho, astúcia e talvez até um pouco de magia.

Opinião:
Juliet Marillier é uma escritora de sucesso com muitos fãs em Portugal e é bom ver o primeiro livro desta trilogia a agradar os muitos que apreciam tanto a autora como este género mais adulto
É logo no inicio que vemos um lado diferente da autora, afastando-se de momentos calmos de descrição e passando para um lado mais caótico e violento que marca muito o tom deste livro. Esta é uma história contada sobre 3 pontos de vista diferentes: Blackthorne, Grim e Oran.
Blackthorne é uma personagem fascinante, marcada por passado muito pesado e violento, faz dela uma personagem muito resoluta e desejosa de justiça. Uma forte personagem feminina que permite uma nova gama de emoções e reacções. A descrição do passado de Blackthorne, faz-nos criar laços instantâneos com a personagem e com os seus objectivos. Este episódio também justifica a personalidade de Grim, também com um passado muito violento, esta é uma daquelas personagens onde nos apercebemos da sua enorme boa vontade, mas também podemos discernir um lado negro e sombrio, criando várias camadas de personalidade e dando muita vontade de descobrir mais sobre Grim. Oran é o protótipo do principe perfeito, o homem com quem todas as raparigas desejariam casar, mostrando o sonho possível de felicidade eterna. Esta personagem tem aparentemente um passado muito diferente, e é com alguma ansiedade que se espera pela intersecção das histórias das três persongens.
Resta-nos aguardar pelo resto dos livros desta série para podermos determinar que inimigo terá de ser derrotado e qual será o seu verdadeiro objectivo, até lá, provavelmente vou voltar este livro, visto estar uma história muito bem conseguida e que consegue prender o leitor nesta viagem pelo mundo da magia.

Sem comentários: