14 de dezembro de 2015

Opinião - Filme "LOLO" por Julie Deply


Sinopse:
De férias no sul de França, Violette, uma sofisticada parisiense, apaixona-se por Jean-René, um “cromo” da informática. Contra todas as probabilidades, surge entre ambos uma enorme química, e no fim do verão Jean-René muda-se para junto da sua amada, em Paris. No entanto, há problemas no paraíso, e um terceiro elemento surge para assombrar o romance idílico: Lolo, o filho ultrapossessivo de Violette, de 19 anos, está determinado a livrar-se do amante da mãe, a qualquer custo.

Opinião por Maria Ana Jordão

Estreou pela primeira vez no 16º festival do cinema francês em Lisboa, com estreia em Portugal a dia 17 de Dezembro de 2015, 'Lolo' vai aquecer até, os corações mais frios.

Viollete, a Mãe de Eliot, ou Lolo e, Jean-Réne são as personagens principais deste género banal que é a comédia dramática de Julie Delpy.  Banal ou não, há comédias que se destacam e LOLO é uma delas.
Destaca-se pelo humor e os diálogos cuidadosamente divertidos que retratam esta família simples e despretensiosa, apesar de Viollete ser uma conhecedora de arte sofisticada.

Viollete uma sofisticada amante de arte parisiense e Jean-Réne, um desastrado informático podiam ser o seu maior obstáculo, mas curiosamente o que os afasta é Lolo que além de infantil tem uma fixação pela mãe Viollete e uns ciúmes que advém dessa mesma fixação.

Esse complexo de Édipo, não devia, mas, é o que mais nos põe a rir.  A dinâmica de Jean-Réne e Viollete também tem o mesmo efeito pois ela manifesta ter alguma obsessão, talvez porque Jean-Réne não a completa totalmente, apesar de este se esforçar para que dê certo (se bem que podia esforçar-se mais).

Os planos audiovisuais centram-se nos sentimentos das personagens, há um bem curioso, que representa a solidão de Lolo após ser afastado pela Mãe.  Será que Lolo vai conseguir destruir a relação da sua Mãe com Jean-Réne? Será que Viollete se vai fartar da imaturidade do seu filho? Será que a relação Mãe e filho vence tudo?

Seria típico que isso acontecesse, a nossa Mãe, para quem a tem, é o nosso o nosso porto seguro, nesta vida cheia de imprevistos.  Uma simples relação amorosa é, um tremendo salto no desconhecido, não sabemos se vale a pena vivê-la até a vivermos e, quando nos apercebemos que merece que arrisquemos não deixamos que ninguém a atrapalhe.

Esta longa-metragem faz-nos pensar nestes dilemas amorosos, mas não de uma forma banal, não é apenas mais uma comédia romântica, o facto de envolver o filho como o “destruidor” desta relação, torna-a bastante curiosa e com vontade de ver como vai ser o desfecho.  Nenhum homem se deve meter na relação Mãe e filho, mas quando é verdadeira, nenhum filho se deve meter na relação que a Mãe tem.

Afinal, as Mães podem e devem ser felizes, não servem apenas para dar o seu melhor enquanto educadoras.

Sem comentários: