22 de novembro de 2015

Opinião - Filme "O segredo dos teus olhos" por Billy Ray

Sinopse:
 A vida dos investigadores do FBI, Ray (Ciwetel Ejiofor) e Jess (Julia Roberts) e da Procuradora Claire (Nicole Kidman) é severamente abalada pelo assassinato da filha adolescente de Jess.  Treze anos após o crime Ray continua à procura de pistas e parece ter encontrado, finalmente, um caminho para solucionar o caso.  A verdade é chocante e os limites entre a justiça e a vingança tornam-se imperceptíveis.

Opinião por Maria Ana Jordão

Jess (Julia Roberts), uma agente do FBI deve justiça à memória da sua filha.  Encontrar o responsável pela sua morte é uma questão pessoal. Foi em 2002 que Jess e os seus colegas, encontraram Carolyn morta.  Afastada do caso, o agente Ray (Ciwetel Ejiofor) ficou à frente da investigação.

Durante 13 anos o culpado nunca foi descoberto, mas em 2015, Ray, tem novas provas e não irá desistir até que o quem matou Carolyn pague pelo que fez. 
Jess e Ray são movidos pela justiça nesta caça ao homem, e este conceito é o mais desenvolvido na narrativa de Billy Ray em ‘The secret in their eyes’. 
Por um lado, os agentes do FBI querem que o assassino seja punido de acordo com o sistema legal, por outro a motivação de Jess é irracional pois quer que quem tenha retirado a vida à sua filha sofra e, para esta mãe a pena de morte não é suficiente.

Em 2009, o filme de Juan Campanella, foi de tal maneira endeusado que ganhou o Óscar de melhor filme estrangeiro.  Durante 25 anos a morte de Liliana Colotto ficou por solucionar.
Usando flashack entre o passado e o presente, Espósito vê-se afectado pela morte de Liliana Colotto e apercebe-se da vida vazia que vive. Como lidamos com a perda de alguém que morre inexplicavelmente é o que o realizador Argentino explora no original, ‘El secreto de sus ojos’.

Comparando os dois, há menos complexidade e menos sofisticação no remake do realizador Norte-Americano.  A premissa é alterada e adapta à realidade Norte-Americana. 
O paralelismo inicial e o final, são dos momentos mais marcantes do filme. Testemunhar a morte de uma filha é, subtilmente comparável à violência do 11 de Setembro de 2001.

Embora, o realizador e argumentista Billy Ray, articule as apaixonadas noções de justiça e as suas motivações, não vai além destas temáticas. Na sua longa-metragem Ray, não se transcende, os momentos de tensão são quase nulos, não fosse o confronto entre as duas perspectivas diferentes de Ray e Jess.
A história de Billy Ray adivinha-se óbvia é, uma história que quer emocionar o espectador mas não nos comove.

‘The secret in their eyes’ é apenas um típico policial, com um ritmo calmo e, naturalmente, sem adrenalina. 
Contrariamente a Ray, Campanella fez de ‘El secreto de sus ojos’ muito mais que um policial e foram abordados temas como uma vida cheia de nada e o sentimento do vazio, a paixão platónica, como os olhos são o espelho da nossa alma, etc.

Apesar da tentativa, os diálogos não foram tão profundos como queria o realizador. 
Como se de um puzzle se tratasse Julia Roberts, Nicole Kidman e Ciwetel Ejiofor foram as peças essenciais, que nos envolveram nesta versão de Hollywood.  As suas interpretações captaram a nossa atenção até ao fim.  
'The secret in their eyes' ou, 'O segredo dos teus olhos' satisfaz as expectativas mas, não as supera.

Sem comentários: