22 de outubro de 2015

Opinião - Filme "À procura de uma estrela" de John Wells


Sinopse:
Adam Jones é um "Chef" que destruiu a sua carreira com a sua atitude de diva e com o consumo de drogas. Porém, após conseguir ficar sóbrio novamente, volta para Londres determinado a redimir-se e tornar-se gerente de um restaurante de topo capaz de ganhar três estrelas Michelin.

Opinião por Maria Ana Jordão:

Estreou, ‘À procura de uma estrela’ de John Wells com actores como Bradley Cooper, Sienna Miller, Omar Sy e até Uma Thurman esta comédia dramática pode ser doce ou amarga, dependendo do seu paladar. 

Adam Jones, é um “Chef” de cozinha tradicional com tendência para fazer tudo sozinho mas a sua audácia vai levá-lo à procura de mais uma estrela Michelin.
Para isso escolher a melhor equipa é o primeiro passo, resistir à gastronomia moderna é algo que não pode fazer, se quer ser o melhor.

Ir a um restaurante de alto nível não é para comer apenas, é, para deixar-nos levar por todas as sensações que a comida nos possa proporcionar. E com que sensações ficamos após ver ‘À procura de uma estrela?’ Ficamos com a impressão de que a história tenta ser emocionante mas não nos envolve no seu argumento.

Com uma excelente edição, a narrativa centra-se essencialmente naquilo que implica ser um “Chef” e um ou outro ingrediente extra, fazendo-nos pensar que não foram bem confeccionados.
Este profissional tão bem conhecido do público, tem de estar sempre atento a tudo, numa constante corrida contra o tempo, a profissão foi bem retratada pelo realizador à exepção dos excessos. Excesso é com o que nos premeia o argumento de Steven Knight, para quê tanta azáfama? É a questão, se avaliadores são assim tão fáceis de descobrir...

O argumentista de ‘Brunt’ ou '`À procura de uma estrela', escolhe uma personagem principal com um passado problemático e um romance que se avizinha previsível.
Entre os actores não houve química, a esta história de amor falta sal, pimenta ou até açúcar.

O que acontece na cozinha de Adam Jones é, o foco do argumento. Em vez de criar uma relação empática com a vida pessoal de Adam Jones é com o profissional que o espectador se vai identificar.
É na cozinha que se vive uma atmosfera realista e um ritmo empolgante. Bradley Cooper destaca-se mais enquanto “Chef” do que como o perturbado Adam Jones. Irá Adam Jones superar o passado e ter a atitude necessária para atingir o seu objectivo?

O diálogo ainda que limitado surpreende, se nos abstrairmos dos nossos pré-conceitos quanto à temática que se aborda. Não espere um guião profundo, mas pode esperar credibilidade.

Sobreviver na competitiva cidade de Londres requer um menu que corresponda às suas exigências. Ainda que apelativo e delicioso o que sugere Adam Jones não basta, a competição e a crítica pedem que haja mais criatividade e que esteja um passo à frente dos seus concorrentes.

Certos de que o espectador é o melhor crítico, ‘À procura de uma estrela’, coloca-lhe um desafio. Vai Adam Jones abrir-lhe o apetite?

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece divertido