18 de outubro de 2015

Don Giovanni, ou O Imorigerado Imortal

Yellow Star Company apresenta "Don Giovanni, ou O Imorigerado Imortal", um projeto de Paulo Sousa Costa.
Tendo como mote o Projeto Final do Mestrado de Teatro, em Encenação, que está a frequentar na Escola Superior de Teatro e Cinema, Paulo Sousa Costa escolheu o tema Don Juan e levará à cena a peça “Don Giovanni, ou o Imorigerado Imortal”. 

Trata-se de uma adaptação a partir das obras de Lorenzo da Ponte, Tirso de Molina, Molière, António Patrício, José Saramago e Natália Correia, onde serão interpretadas músicas ao vivo de Amadeus Mozart, da obra homónima.

A interpretação das personagem com mais de 300 anos, Don Giovanni , D. Ana, Leporelo, Zerlina, Maseto, D. Otávio e D. Elvira é feita por Ângelo Rodrigues, Liliana Santos, António Machado, Júlia Belard, Carolina Puntel, Tiago Costa e Sérgio Moura 

Afonso. Adaptação e encenação de Paulo Sousa Costa. Com cenografia e figurinos de Ana Paula Rocha. Em cena no Teatro da Trindade de 1 a 25 de Outubro, de quarta a sábado às 21h30 e domingos às 18h00.
Desde que Tirso de Molina deu vida à personagem Don Juan, com a sua obra “O Sedutor de Sevilha e o Convidado de Pedra”, publicada em 1630, nunca mais este conquistador deixou a cena mundial. Autores dos vários pontos do globo deram continuidade a Don Juan (Don Giovanni), transformando-o num verdadeiro mito, provavelmente o maior de sempre, atravessando gerações, ultrapassando a longevidade que certamente nunca o seu criador alguma vez imaginara.

Só em óperas foram mais de quatro dezenas, tendo sido a ópera bufa de Amadeus Mozart, criada a partir do libreto de Lorenzo da Ponte, a que mais projeção granjeou, intitulada por muitos como a “ópera das óperas”.

Desde o século XVII foram igualmente inúmeros os textos dramaturgicos que foram ganhando vida, onde nomes como Molière, Carlo Goldoni, Giovanni Bertati, Milosz e Alexandre Dumas, só para citar alguns, não resistiram à tentação de criar a sua própria versão e visão do ímpio mais procurado do mundo. Em Portugal, o mito também não passou despercebido com, por exemplo, António Patrício e José Saramago a contribuírem com as suas versões para o vastíssimo espólio do Don Juan.

Sem comentários: