21 de julho de 2015

Proibido, uma ova! – o regresso do aclamado livro de António Costa Santos


Esgotado há algum tempo,Proibido continua a ser um dos livros mais procurados pelos leitores. Editado originalmente em 2007, o livro de António Costa Santos reporta a um tempo não muito longínquo da história nacional em que tudo era proibido: usar isqueiro, dar beijos no jardim, casar com uma enfermeira. Durante anos, até alguns livros eram proibidos. Este, se ainda fossem os mesmos a proibir, talvez fosse um deles. Agora é obrigatório lê-lo.

Com ironia, Proibido faz humor com o nosso passado ainda recente, de forma descomplexada. Este é um livro útil, que faz uso de documentos históricos para retratar um País muito diferente daquele em que vivemos agora.

Proibido
António Costa Santos
15x23
216 páginas
16,00 €
Não Ficção/História de Portugal
Nas livrarias a 3 de Junho
Guerra e Paz Editores

Já imaginou viver num país onde uma mulher, para viajar, precisa de autorização escrita do marido?

Como será a vida num país onde meçam o comprimento das saias das raparigas à entrada da escola, para que os joelhos não apareçam?

Imagina-se a viver numa terra onde não pode ler o que lhe apetece, ouvir a música que quer, ou até dormitar num banco de jardim?

Já nos esquecemos, mas ainda há poucos anos tudo isto era proibido em Portugal. Tudo isto e muito mais, como dar um beijo em público. O beijo na boca era qualificado de acto exibicionista atentatório da moral. Levado para a esquadra, ou para o posto da GNR, o delinquente beijoqueiro era autuado em pelo menos 57 escudos, e passava invariavelmente pela cadeira do agente-barbeiro, de onde saía de cabeça rapada, máquina zero.

Esta e outras histórias estão disponíveis na novíssima edição deProibido. É muito mais do que um livro, é uma viagem e um exercício para a sua imaginação. Está de volta às livrarias a 3 de Junho.

Sem comentários: