20 de julho de 2015

Opinião - A Vidente - Lars Kepler


Título: A Vidente
Autor: Lars Kepler
Editora: Porto Editora

Sinopse:
Flora Hansen diz-se espírita e garante ser capaz de falar com os mortos. Certo dia, ouve na rádio uma notícia sobre o caso de uma jovem assassinada num centro de acolhimento de menores e, na tentativa de ganhar um dinheiro extra, decide telefonar para a Polícia dizendo que o espírito da morta entrou em contacto com ela. No entanto, os resultados da investigação técnica atribuem a autoria do crime a outra das internas, uma jovem sensivelmente da mesma idade, que desde então está a monte.
O comissário da Polícia Joona Linna resiste à versão oficial e inicia uma investigação por sua própria conta. Mas cada nova resposta parece apenas conduzir a um novo enigma e a mais um beco sem saída.
E ninguém se dispõe a ouvir a vidente, embora ela fale com os mortos.

Opinião por Filipa Monteiro:
Policiais como este são MUITO bem vindos a chegar ao pé de mim. Tem o enredo que eu adoro ler, com uma trama principal mas com vários outros mistérios a acontecer em simultâneo que vão ser ligados ao principal no fim.
Um assassino/culpado que nunca na minha vida ia desconfiar. A motivação por trás das acções dele, completamente diferente de tudo o que já li. Remonta à infância e a histórias que se contam entre a família...
Temos A VIDENTE... a vidente que ao início parece que não vai ser relevante, mas que ficamos desconfiados do contrário pois dá nome à obra (e que obra!).
Temos um vislumbre do passado de Joona Linna (o polícia) e do quanto ele abdicou em prol da família e da sua protecção... Uma decisão que o levou a ganhar anos de solidão e tormento e a provocar estes mesmos sentimentos à sua família... tudo por causa de um psicopata que se encontra ainda a assombrar o presente...
Este livro tem um fim que nos faz ANSIAR LOUCAMENTE pelo próximo livro. Tanto que se saísse hoje, eu ia comprar e começaria a sua leitura!
O que há mais a dizer?
- Capítulos curtos (a maior parte das vezes de apenas duas páginas)
- Acção constante a desenvolver-se
- Mistério e suspense em cada final de capítulo (capítulos curtinhos, não sei se já referi, pode assim perceber-se a velocidade de acção)
- Sei que de cada vez que peguei no livro, o meu coração acelerava de expectativa quanto ao que aí vinha, houve alturas que acho que parava de respirar (indicativo para mim de que estou num livro favorito)
Quanto a perguntas que este livro suscita:
. Até onde estamos dispostos a ir pela nossa família?
. Que impacto acontecimentos traumatizantes podem ter na nossa vida? Nas nossas memórias?
. Que impacto histórias e crenças familiares podem ter em nós?
. Quão a sério levamos o nosso trabalho?
. Pessoas expostas a maus tratos regulares conseguem confiar novamente no ser humano? Conseguem elas próprias mostrar carinho, compaixão e compreensão pelo outro?
"A Vidente inquieta-nos do princípio ao fim. Uma intriga expcionalmente bem urdida." - Goteborgs-Posten
Não podia estar mais de acordo com isto.
Ansiosa pelo próximo!
Recomendo SEM reservas.

Sem comentários: