17 de julho de 2015

Opinião – Onze Minutos – Paulo Coelho


Título: Onze Minutos
Autor: Paulo Coelho
Editora: Pergaminho

Sinopse:
"Era uma vez uma prostituta chamada Maria..."
É assim como um conto de fadas para adultos, que começa este novo romance de Paulo Coelho.
É uma abordagem franca e uma profunda sensibilidade que o autor de O Alquimista conta esta história sobre os mistérios do amor e o poder da sexualidade. Maria, uma mulher oriunda de uma pequena cidade do Brasil, descobre rapidamente o poder que a sua beleza exerce sobre os homens. Desiludida com o amor romântico e desencantada com a paixão, é levada a trabalhar numa boîte na Suiça, onde aprende a viver do sexo e a utiliza-lo para satisfazer os outros. Mas à medida que se vai aperfeiçoando e criando o distanciamento necessário entre si e o seu corpo, sente cada vez mais que está a deixar morrer uma parte importante de si.
A história de Maria é a história de uma mulher que ousa transgredir e desafiar a estrutura de uma vida banal para descobrir o poder redentor da paixão. O erotismo e a sensibilidade de Onze Minutosconstituem uma reflexão profunda sobre a história e a natureza da sexualidade e o papel que desempenha na busca do sagrado.

Opinião por Fátima Quelhas:
De todos os livros que li do Paulo Coelho este é o que mais gosto. Porquê? Primeiro por ter sido o primeiro livro que li, segundo por ser uma história verídica.
Baseado em factos reais, o romance parte da banalidade do amor e do sexo. Era uma vez… é assim que começa o romance. Maria, uma jovem nordestina desiludida com a vida que levava, sai de casa à procura de novas aventuras e paixões. Decide realizar o sonho de conhecer o Rio de Janeiro e parte sozinha para uma aventura. E é dessa viagem que conhece um empresário suíço que lhe promete fazer dela uma grande estrela da sua boate em Genebra. Ela sai assim do seu país acreditando numa vida melhor. Quando chega a suíça as coisas não aconteceram como ela esperava. Sem dinheiro para regressar ao seu país e com vergonha de ter sido enganada, fica a trabalhar numa das boates. Mas para sua surpresa, vê-se fascinada pelo submundo do sexo. E é como prostituta, que encontra as respostas para as suas perguntas mais profundas. Com um misto de medo, curiosidade e desejo, ela se aprofunda cada vez mais na arte da sedução, e passa a ver a vida como um jogo em que ela dita as regras e sempre sai a ganhar. Mas todos os seus planos são desafiados por uma relação intensa com um pintor misterioso.
Um livro que nos faz pensar nas decisões que tomamos, como aconteceu com a Maria nem sempre tomamos a melhor decisão, mas mesmo não sendo a melhor, temos que saber enfrentar. Mais um livro que adorei e muito bem escrito.

Sem comentários: