16 de julho de 2015

Opinião – O Zahir – Paulo Coelho


Título: O Zahir
Autor: Paulo Coelho
Editora: Pergaminho

Sinopse:
O Zahir conta a história de um escritor de sucesso com uma vida confortável e um casamento estável; um homem satisfeito.
Até que, sem qualquer motivo ou explicação, Esther, a sua mulher, desaparece. Este acontecimento inexplicável leva-o a repensar toda a sua vida e tudo aquilo a que dava valor. Pouco a pouco, a sua necessidade de compreender o sucedido transforma-se numa obsessão. Uma obsessão que o leva a partir numa viagem para se reencontrar com Esther... e consigo próprio.
O seu estilo fluido e cativante faz de O Zahir, uma das obras mais reveladoras de Paulo Coelho, uma reflexão autêntica e ponderada acerca do amor, da liberdade e do destino.

Opinião por Fátima Quelhas:
Segundo a tradição islâmica, o Zahir é algo ou alguém que acaba por dominar completamente o pensamento, sem que se possa esquecê-lo em momento algum. Para o escritor Paulo Coelho, o Zahir é sua esposa, Esther.
O protagonista desta história é o autor, casado com uma jornalista.
Tudo parecia ir bem entre eles, até o dia em que ela desaparece.
Esther saiu da sua vida sem se despedir e terminou a ocupar a sua mente, diante de tantas perguntas sem respostas, para ele tornou impossível parar de pensar nela. Por que ela desistiu? Onde ela está agora? As interrogações não o deixam em paz e acabam por guiá-lo em uma viagem em busca da esposa desaparecida e de si mesmo.
Mais uma vez Paulo Coelho prova o seu valor em histórias irresistíveis e a busca por si mesmo.

Sem comentários: