21 de junho de 2015

Opinião - I Am the Messenger - Markus Zusak


Título: I Am the Messenger
Autor: Markus Zusak
Editora: Random House Children's Publisher

Sinopse:
Ed Kennedy is just your less-than-average Joe who is hopelessly in love with his best friend, Audrey. But after he single-handedly manages to catch a bank robber, he receives a playing card in the mail: the Ace of Diamonds. This is the first message. Four more will follow. But before this particular card game can end, Ed will be changed forever...

Opinião por Filipa Monteiro:
"Sometimes people are beautiful.
Not in looks.
Not in what they say.
Just in what they are."
Markus Zusak não me seduziu tão bem neste segundo livro que leio dele como me seduziu com o primeiro: "A rapariga que roubava livros" e, assim, não sei se hei-de dar 3,5* ou 4*. Darei as 4* e serão arredondadas das 3,5* (e talvez seja esta última "pontuação" a mais justa para mim).
Em "I am the messenger", seguimos (literalmente) a vida de Ed Kennedy, um taxista falhado que um dia, num assalto a um banco, consegue com que este não seja finalizado. Mal isto acontece, não muitos dias depois, recebe um ás numa carta, no correio. Ed gosta muito de jogar às cartas e todas as outras mensagens que vai receber vão ser inscritas nas cartas.
Nestas cartas, estão moradas e nessas moradas, ele tem que perceber o que tem de fazer, o que é que a família que se encontra dentro dessa casa precisa, de que maneira é que ele pode enviar uma mensagem... para melhorar o que está mal. Ele foi escolhido para melhorar as vidas de várias pessoas...
Chegando ao final, em que, as moradas que lhe aparecem são de pessoas muito muito próximas... e nesse final, após saber o que tem de fazer e resolvê-lo, aparece-lhe a carta final... A minha personagem favorita foi o cão de Ed Kennedy, de nome: "The Doorman". Esta personagem está perfeita. Os diálogos entre Ed e o seu cão são... qualquer coisa. Sim, disse, diálogos...
A outra coisa que gostei mesmo muito foi da relação que Ed tem com Audrey. A rapariga por quem ele está apaixonado desde sempre e a forma como tudo se desenrola. Assim como a relação que tem com o seu grupo de amigos.
Não vou mencionar a mãe... Oops! Já a mencionei. Há alturas em que Ed fala directamente para o leitor. Das partes que mais gostei.
A escrita de Zusak é muito simples, fluímos na leitura, mesmo quando não estamos a gostar particularmente do que estamos a ler.
"I didn't know words could be so heavy"
O fim é... fantástico. Todo o livro é uma mensagem poderosa, se soubermos ler nas entrelinhas...
Pelo fim, vale a pena todo o livro.

Sem comentários: