15 de junho de 2015

Opinião - As Luzes Brancas de Paris - Theresa Révay


Título: As Luzes Brancas de Paris
Autora: Theresa Révay
Editora: Círculo de Leitores

Sinopse:
Os ventos da história, a força do amor. Xénia era ainda uma criança quando assistiu à morte do pai, um aristocrata russo. Obrigada ao exílio faz-se mulher pela dureza das circunstâncias, exilando-se em Paris com os irmãos. Na capital francesa cruza-se com um jovem e talentoso artista alemão. Enquanto ela tenta vingar no mundo da moda parisiense, Max assiste impotente à ascensão de Hitler ao poder. Entre guerras e revoluções a sua história de amor parece condenada. Ou será que mesmo em tempos de guerra se podem viver uma grande história de amor? Um apaixonante romance histórico a fazer-nos viajar aos loucos anos 20/30, num envolvente fresco de época.

Opinião por João Oliveira:
Transporta-nos para o início do século XX - o final da I guerra Mundial, o período da Revolução Russa, atravessa a década de trinta com a ascensão ao poder de Hitler e a II Guerra Mundial. Retratando as vivências dos refugiados russos que tentam na Europa uma nova vida.
Xénia (a protagonista da história) refugiada em Paris, passa pelas dificuldades de iniciar uma nova vida numa terra que lhe é estranha, luta pela sua sobrevivência e da família que lhe resta. Conhece Max por quem se apaixona …. uma relação forte mas inconstante. A estória continua, passando a personagem principal - Xénia - pelas dificuldades, perdas e lutas da história da Europa durante o período da II Guerra Mundial.
A leitura foi interessante, não é uma simples história de amor, a estória está bem enquadrada na história da Europa no período entre as duas guerras, é um Romance Histórico bem estruturado, que dá uma boa visão do panorama histórico do período em que se desenvolve a narrativa. Gostei, aconselho a leitura.

Sem comentários: