17 de maio de 2015

Sabia que os intestinos têm um cérebro próprio?

Já imaginou, alguma vez, a importância que o aparelho digestivo tem para o seu bem-estar físico e mental? Miguel Ángel Almodóvar revela os segredos escondidos de alguns dos órgãos mais negligenciados do nosso corpo!

Estima-se que os problemas da flora intestinal afetam atualmente entre 80% a 90% da população. Isto deve-se a alterações que ocorrem ao nível do intestino, devido a uma dieta e a um estilo de vida inadequados, e que conduz a um desequilíbrio conhecido como disbiose.

Este desequilíbrio pode contribuir para o desenvolvimento ou o agravamento de numerosas patologias, como obesidade, diabetes, asma, alergias, vários tipos de cancro e uma longa lista de alterações psicológicas — no fundo, com quase tudo o que nos impede de desfrutar de qualidade de vida.
 
​​
O aparelho digestivo tem um «segundo cérebro»!

A partir de casos clínicos diversos exemplos práticosMiguel Ángel Almodóvar revela que no aparelho digestivo (esófago, estômago, intestino delgado e cólon) existe um sistema nervoso autónomo, um «segundo cérebro» formado por milhões de neurónios que estão em constante comunicação com o cérebro. A sua importância é extraordinária, sobretudo devido à influência direta que as bactérias intestinais têm na química do cérebro e, por conseguinte, no nosso comportamento e saúde.

O Segundo Cérebro (Vogais | 240 pp | 16,59€) expõe as mais recentes descobertas científicas sobre a importância, até recentemente desconhecida nestas proporções, do estômago e da flora intestinal na nossa saúde.

Sem comentários: