23 de maio de 2015

Opinião - Um Pequeno Escândalo - Patricia Cabot


Título: Um Pequeno Escândalo
Autora: Patricia Cabot
Editora: Quinta Essência

Sinopse:
Quando a bela Kate Mayhew é contratada como dama de companhia de Isabel, a filha obstinada de Burke Traherne, o marquês vê-se numa situação impossível. Dividido entre saber que ela é exatamente aquilo de que Isabel precisa mas, para ele, a pior tentação possível, encontra-se constantemente perto de alguém que ameaça a sua independência. Conhecido pelo seu autodomínio férreo desde o dia em que apanhou a mulher com um amante, Burke jurou nunca mais arriscar-se a casar. Ao aceitar a oferta de emprego de Sua Senhoria, a temperamental Kate enfrenta dois perigos: sua atração irresistível por um homem que abdicou do amor, e um encontro com o seu próprio passado escandaloso... que ela não pode manter secreto para sempre.

Opinião por Vania Neves:
Que bom é encontrar um romance erótico que não se leve demasiado a sério e escolha ser em grande medida um romance bem-humorado senão mesmo humorístico.
O livro dá repetidas vezes relevo a cenas mais “quentes”, que são envolventes e bastante bem descritas. Apesar disso, o livro vale-se da química e da atrapalhação entre os dois protagonistas, Kate e Burke, para criar uma série de situações divertidas que equilibram o sentimento transmitido pelo livro.
A autora tem talento para dar um ponto de vista irónico acerca das situações em que se envolvem as personagens e isso provoca o nosso riso. Acho que é esse talento que vai salvando o livro porque, apesar de tudo, há alguns problemas a assinalar.
A história é muito limitada, um mero suporte para a autora criar as suas cenas e que muitas vezes recorre a clichés.
Kate é uma personagem demasiado instável, parece modificar a sua forma de ser à medida das necessidades do livro em vez de evoluir ao longo dele. Como leitora gostava de ter visto Kate ser mais expedita na forma como lida com as revelações do seu passado e acredito que ela teria beneficiado de não ter características tão diferentes das suas funções como Dama de Companhia para o seu comportamento na vida privada.
O seu par, Burke, pelo contrário é mais sólido, mais sério e com os pés assentes no chão. Creio que a maioria das leitoras achará que ele é o protagonista que lhes fica na memória.
Verdade que se trata de um livro de escape, que dá um pouco de todas as emoções às suas leitoras, até uma pequena lágrima no final. Só que fica a sensação de que com um investimento mais forte da autora no desenvolvimento do contexto histórico, por exemplo, poderia ser um livro mais marcante.
Recomendo-o para desanuviar a cabeça entre duas leituras mais fortes.

Sem comentários: