9 de maio de 2015

Opinião - Morte na Aldeia - Caroline Graham


Título: Morte na Aldeia
Autora: Caroline Graham
Editora: Asa

Sinopse:
Badger’s Drift é a típica aldeia inglesa onde todos se conhecem e, aparentemente, nada acontece. Tem um vigário, um médico desastrado, umas quantas figuras excêntricas e uma solteirona amorosa, famosa pelas suas bolachas caseiras. Mas quando a velhinha morre subitamente, a sua melhor amiga não se conforma. Ela sabe que aquela morte não foi natural. O inspector-chefe Barnaby e o incansável sargento Troy não têm alternativa senão investigar. E o lado sombrio da pitoresca aldeia começa lentamente a ser revelado. Perante velhos ressentimentos e novas rivalidades, ódios intensos e paixões dissimuladas, Barnaby está cada vez mais alarmado. Infelizmente, um segundo e hediondo crime vai confirmar as suas piores suspeitas.

Opinião por Filipa Monteiro:
Um livro cheio de mistério, suspense, aldeãos que mentem, aldeãos coscuvilheiros, muitas personagens, um investigador competente - uma cabecinha pensadora e. . . mortes. Aqui estão os ingredientes deste livro.
Tudo começa com a morte de uma velhota. A amiga velhota desta velhota (confuso?!) desconfia que a morte não foi natural como tudo indica e explica o porquê ao investigador e assim se dá o mote para a investigação começar. Infidelidades aos molhos. Algum romance. . . Um romance sórdido. Um romance que me apanhou completamente despercebida. Um romance que eu nunca estaria à espera, aconteceu. Temos apaixonados por arte, temos uma coscuvilheira que até mantém arquivos sobre os vizinhos, temos um plano arquitectado que culmina no fim mas que se percebe que desde o início foi concebido para ter sucesso, nada acontece por acaso. . .
Ao longo do livro vamos tendo várias revelações, umas que se revelam verdade, outras nem por isso. Vamos tendo descobertas e vamos acompanhando o que o polícia pensa. Excepto no fim. O livro encontra-se dividido em quatro partes, consoante a investigação avança. Uma escrita com constantes desenvolvimentos de acção bastante rápida. Capítulos curtos também.
Se tivesse de apontar o dedo, seria apenas pelas muitas personagens que aparecem, pois no meu caso tive um dia sem pegar no livro e quando no outro dia fui ler, tive que estar a ver quem era a personagem sobre a qual estava a ler, mas também pode ter sido falta de atenção da minha parte. As muitas personagens são mesmo precisas para criar a confusão.
Sendo assim, só posso concluir que, com este livro, nada é o que parece. . . as aparências iludem. . . não acreditar em tudo o que se vê e ouve. . .

Sem comentários: