11 de maio de 2015

Opinião - Mister Pip - Lloyd Jones


Título: Mister Pip
Autor: Lloyd Jones
Editor: Jonh Murray Publishing

Sinopse:
Em uma pequena ilha da Papua Nova Guiné, Mr. Watts é o único homem branco. Este professor decide reabrir uma escola, e ensinar às crianças a história do livro Grandes Expectativas, de Charles Dickens. A adolescente Matilda fica fascinada com o romance, mas seus sonhos são interrompidos pela dura realidade local, quando inimigos chegam à ilha em busca de rebeldes, e um mal entendido leva-os a crer que o jovem Pip é um homem perigoso.

Opinião por Filipa Monteiro:
Não sei o que hei-de dizer acerca deste livrinho, a não ser que é uma história de esperança e de imaginação. Melhor. É uma história de, como o poder da imaginação nos faz ter esperança.
Em plena guerra civil, quando as pessoas não tinham nada excepto a fruta das árvores, a roupa do corpo, a água dos riachos e o peixe do mar, um homem que também está preso na aldeia, na ilha tropical, tenta ocupar os dias das crianças fazendo de professor... Este homem não é um professor, mas visto que, todos os professores se foram embora quando puderam, ele vai tentar ajudar da melhor maneira. É o único branco no meio de negros.
O que faz ele verdadeiramente? Todos os dias de manhã, os miúdos têm um novo propósito, irem em direcção ao velho edifício da escola porque está lá um "professor", este "professor" para além de ensinar os temas da vida (é tudo o que ele pode fazer, e para isso vai pedir a contribuição mais tarde dos pais dos miúdos), pega num livro de Charles Dickens - "Grandes Esperanças" e todos os dias, lê apenas UM capítulo. Entusiasma de imediato todos e estas crianças ficam envolvidas na história de tal maneira que quando saem de lá, estão a pensar nas personagens e mais tarde a tentarem recriar pedacinhos da história...
Este professor (Mr. Watts) é muito mais do que aquilo que aparenta e vai marcar as vidas dos habitantes duma maneira irremediável, duma maneira eterna.
Usando um dos trechos "... o meu Mr. Dickens ensinou a todos nós, miúdos, que a nossa voz era especial e que nos devíamos lembrar disso sempre que a usássemos e lembrarmo-nos de que, acontecesse o que acontecesse nas nossas vidas, a nossa voz nunca nos poderia ser roubada."
Isto acontece tudo num ambiente de guerra, num ambiente de lutas e claro, num ambiente em que vão ocorrer algumas perdas... Acima de tudo, há a volta por cima e volto ao que escrevi em cima, o poder da imaginação... o poder de nos podermos refugiar num outro mundo que não o real, faz-nos ter esperança...
O que posso dizer mais é que, foi uma surpresa agradável e a leitura deste livro fez-me acrescentar à wishlist o livro de Charles Dickens - "GRANDES ESPERANÇAS

Sem comentários: