1 de maio de 2015

Opinião - Misery - Stephen King


Título: Misery
Autor: Stephen King
Editora: 11x17

Sinopse:
Paul Sheldon é um famoso escritor de romances cor-de-rosa, tornado célebre pela personagem principal das suas obras, Misery Chastain. Porém, Sheldon entendeu que estava na hora de virar a página e decidiu «matar» Misery.
É então que sofre um terrível acidente de viação e é socorrido por Annie Wilkes, uma ex-enfermeira que o leva para sua casa para o tratar. O que Paul não sabe é que Annie, a sua salvadora, é também a sua maior fã, a mais fanática e obcecada de todas — e está furiosa com a morte de Misery.
Ferido e incapaz de andar, totalmente à mercê de Annie, Paul é obrigado a escrever um novo livro para «ressuscitar» Misery, como uma Xerazade dos tempos modernos nas mãos de uma psicopata tresloucada que há muito deixou de distinguir a realidade da ficção.
Repleto de complexos jogos psicológicos entre refém e captor, Misery é uma obra de suspense e terror no seu estado mais puro.

Opinião por Filipa Monteiro:
Quando pegamos num livro, abrimos a porta para o cérebro de um escritor e, lemos a sua vívida imaginação... mas... nesse entretanto, não será também essa a realidade do mesmo?
Ao percorrer galopantemente as páginas deste magnífico, terrífico, thriller, conhecendo os recantos mais obscuros duma vilã sem defeitos, chego ao fim e só uma pergunta continua insistente no meu próprio cérebro... uma dúvida que me assolou quase desde o início, principalmente por causa das duas simples frases com que o livro termina.
Pouco posso dizer sobre este livro sem desvendar tudo aquilo que penso dele, apenas posso fazer ressaltar um aspecto meu desconhecido e que, felizmente, ficou esclarecido com esta minha fantástica leitura.
Stephen King, (estava eu convencida) só escreve livros com temas de terror, envolvendo algo sobrenatural.
Não. Stephen King, escreve realmente sobre terror (como não, quando, neste romance, uma pessoa se encontra completamente à mercê de uma tresloucada, sem hipótese de fuga alguma?), no entanto, para mim, que adoro thrillers, este, é um perfeito thriller.
Com acontecimentos novos sempre prestes a decorrer, com novas revelações e "atentados", com diálogos entre captor e vítima bem recheados na sua loucura, com descrições gráficas do pesadelo que se viveu dentro da casa, com alucinações constantes e presentes até ao fim e carregado de tensão.
Por causa daquelas duas frases do fim que não me elucidaram quanto ao que penso, roubo uma estrela ou meia estrela, aqui, na classificação do goodreads a um livro que roça a perfeição.

Sem comentários: