22 de maio de 2015

Opinião - A Conspiração - Dan Brown


Título: A Conspiração
Autor: Dan Brown
Editora: Bertrand

Sinopse:
O Presidente Zachary Herney está a lutar por uma duríssima reeleição. O seu opositor, o Senador Sedgwick Sexton, é um homem com amigos poderosos e uma missão: privatizar a NASA e reduzir as suas despesas. O Senador tem numerosos apoiantes que beneficiarão com a mudança, especialmente depois do embaraçoso episódio de 1996, em que o governo de Clinton foi informado pela NASA de que havia provas de existência de vida noutros planetas.
Lutando para sobreviver a uma série de erros que ameaçam a sua imagem política, a NASA faz uma descoberta atordoadora: um estranho meteorito enterrado no Árctico. O Presidente é informado de que o objecto encontrado vai ter implicações determinantes no programa espacial americano. Contudo, dada a reputação vacilante da agência espacial norte-americana, será a descoberta válida ou não?
Rachel Saxton, uma investigadora dos Serviços Secretos da Casa Branca, é destacada para confirmar a autenticidade do achado. Rachel tem como missão resumir relatórios complexos em notas de uma página. Neste caso o Presidente precisa dos seus dados antes da última declaração que fará ao povo americano e que será decisiva na sua reeleição.
Acompanhada por uma equipa de especialistas, incluindo o carismático oceonógrafo Michael Tolland, Rachel descobre o impensável: provas de um embuste científico, de uma cilada que ameaça mergulhar o mundo em controvérsia. Mas antes de conseguir contactar o Presidente, Rachel e Michael são vítimas de uma perseguição sem tréguas ao longo do Árctico, refugiam-se num submarino nuclear e acabam por ser aprisionados num pequeno barco na costa de New Jersey, enquanto a capital norte-americana ferve de expectativas relativamente a mais uma fraude científica e os ânimos se exaltam nas antecâmaras do poder no interior da ala esquerda.
Aclamado pela mestria e genialidade com que relaciona História, Ciência e Política, Dan Brown destaca-se num novo romance em que nada é o que parece e ao virar de cada página nos espera uma fabulosa surpresa.

Opinião por Alina Bordalo:
Uma enorme meteorito de 300 anos é encontrado enterrado no gelo do Ártico, carregando uma descoberta científica chocante. Mas quando as nódoas escuras de uma decepção enorme començam a revelar-se, a NASA, a Casa Branca, um senador ambicioso, um agente da inteligência, e vários cientistas civis rapidamente tornaram-se envolvidos num jogo mortal onde está em jogo nada mais nada menos do que a Presidência da os Estados Unidos e o futuro da exploração espacial.
Terceiro romance de Dan Brown, depois de Fortaleza Digital e Anjos e Demônios, mas antes de O Código Da Vinci, é notável por seu ritmo alucinante. Uma vez Conspiração "pega", o que não leva muito tempo, a história é simplesmente implacável. A maior parte da ação ocorre dentro de 24 horas, e as 700 páginas do livro apenas voão, é quase impossível de pousar o livro .
Conspiração mistura ciência com a tecnologia, em linguagem acessível, e chega uns quantos de clímax emocionantes. Isso diz muito sobre as habilidades de Brown como um contador de histórias que um dos destaques é uma conferência de imprensa da Casa Branca presidencial que ocorre aproximadamente a meio do livro. Brown acumula tensão suficiente em cada personagem principal de forma a transformar uma conferência de imprensa em uma montanha-russa emocional.
Enquanto não há dúvida da emoção que o livro oferece, é também claro que a criação de personagens equilibradas não é uma força Dan Brown. O oficial de inteligência Rachel Sexton, o ambicioso e corrupto senador Sedgewick Sexton, o Oceanógrafo famoso Mike Tolland; presidente Zach Herney, seu conselheiro sênior Marjorie Tench, são memoráveis e têm papéis importantes no livro, mas todos eles são estritamente unidimensionais. Gabrielle Ashe como assistente do senador Sexton surge como o personagem mais interessante, com as decisões mais importantes para fazer, enquanto a história se desenrola.
Mas o que Conspiração peca em acabamento e subtiliza, ganha em diversão emocionante pura.

Sem comentários: