3 de abril de 2015

Opinião - O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman


Título: O Oceano no Fim do Caminho
Autora: Neil Gaiman
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Este livro é tanto um conto fantástico como um livro sobre a memória e o modo como ela nos afeta ao longo do tempo. A história é narrada por um adulto que, por ocasião de um funeral, regressa ao local onde vivera na infância, numa zona rural de Inglaterra, e revive o tempo em que era um rapazinho de sete anos.
As imagens que guardara dentro de si transfiguram-se na recordação de algo que teria acontecido naquele cenário, misturando imagens felizes com os seus medos mais profundos, quando um mineiro sul-africano rouba o Mini do pai do narrador e se suicida no banco de trás. Esta belíssima e inquietante fábula revela a singular capacidade de Neil Gaiman para recriar uma mitologia moderna.

Opinião por Ana Carolina Maciel:
Eu esperava tanto deste livro... mas devo dizer que infelizmente não fez jus às minhas expectativas. O Oceano no Fim do Caminho é bastante diferente de uma maneira bizarra e não é, de todo, o que havia imaginado que poderia ser antes de o ter lido, baseando-me na sinopse, nas opiniões de outros leitores e na capa maravilhosa e intrigante.
Não foi, de facto, um mau livro, entreteve-me nas viagens rotineiras para a faculdade e nas ocasionais filas de espera, contudo simplesmente não me cativou, não me deixou a pensar, nem  revelou ser especial. Ansiava pelo momento em que algo iria deixar-me boquiaberta ou maravilhada, todavia a única coisa positiva acerca do livro foram algumas citações que surgiam e que, numa melhor história, seriam ouro... só não foi assim porque a premissa prometeu o que o livro não cumpriu.
A leitura acabou e os únicos aspectos que me marcaram foram a indiferença e a desilusão, juntamente com o sentimento de que as coisas poderiam ter feito mais sentido.
Independentemente de tudo, apreciei bastante a fidelidade ao ponto de vista de uma criança e pretendo ler mais de Neil Gaiman para que possa afirmar que admiro verdadeiramente a sua escrita, apesar deste livro em particular não me ter conquistado.

Sem comentários: