8 de abril de 2015

Opinião - O Capital do Século XXI - Thomas Piketty


Título: O Capital do Século XXI       
Autor: Thomas Piketty
Editora: Temas e Debates

Sinopse:
Quais são as grandes dinâmicas que regem a acumulação e a distribuição de capital? As questões sobre a evolução da desigualdade a longo prazo, a concentração da riqueza e as perspetivas de crescimento económico estão no cerne da economia política. Mas é difícil obter respostas satisfatórias devido à falta de dados corretos e de teorias claras.
Em O Capital no Século XXI, Thomas Piketty analisa um conjunto exclusivo de dados de vinte países, que percorrem mais de três séculos, para discernir os padrões socio-económicos fundamentais. As suas descobertas transformarão o debate e as prioridades da reflexão sobre riqueza e desigualdade das próximas gerações.

Opinião por André Daniel Silva: 
Vou fazer uma crítica à obra de Thomas Piketty “O Capital no Século XXI”. Se nos fizer pensar, um livro seja de Economia ou de qualquer outra área pode ser um bestseller internacional. Um bestseller internacional não se define meramente pelo nome do autor ou pelo tema que aborda. Um bestseller internacional define-se pela qualidade da escrita, pela eloquência do autor e acima de tudo pela forma como seu conteúdo se encaixa e é encaixado.
Um livro de Economia especificamente torna-se um bestseller internacional quando o seu conteúdo nos dá informações pertinentes e inequívocas sobre o contexto económico mundial. Quando a verdade nua e crua é exposta sem medo e sem subterfúgios. Quando a realidade económica e todas as suas vicissitudes não são deixadas ao acaso e são analisadas com pormenor e rigor.
Por tudo isto e muito mais um livro de Economia se pode tornar num bestseller internacional. Na minha perspectiva muito própria se a verdade for exposta sem pudor e sem medo o sucesso do livro será muito mais facilmente alcançado, pois acreditem que não há maior sucesso para um autor do que a sua obra ser verdadeira e honesta intelectualmente e assim conseguir alertar consciências.
Por tudo isto e pelo facto de a verdade nesta obra ser exposta de forma tão eloquente eu considero que esta obra pode vir a ser um bestseller internacional e recomendo vivamente a sua leitura a quem por estes temas se interesse.

Sem comentários: