30 de abril de 2015

Opinião - Desculpa, Mas Vou Chamar-te Amor - Frederico Moccia


Título: Desculpa, Mas Vou Chamar-te Amor
Autor: Frederico Moccia
Editora: Contraponto

Sinopse:
Niki é uma rapariga linda, extrovertida, inteligente e simpática. Tem 17 anos, e tanto ela como as suas amigas estão no último ano do secundário. O seu dia-a-dia é pautado por desfiles, festas e "raves", entre outras diversões. Alex é um «rapaz» com quase 37 e acabou há pouco tempo uma relação de longa data. Tem três grandes amigos, Enrico, Flávio e Pietro, que são casados. Alex ocupa um cargo importante na área da publicidade, mas um jovem oportunista contratado recentemente pela sua empresa põe em risco o seu emprego. Certa manhã, Niki e Alex têm um encontro, ou melhor, um desencontro - um desencontro que vai mudar tudo. Esta linda história de amor reflecte a vontade de reencontrar a liberdade e o desejo de nutrir sentimentos verdadeiros, de amar sem regras nem porquês. Retrata o quotidiano, mas também o sonho, a fuga mais bela, mais louca, mais inesperada: uma fuga de amor. E, depois, aquele farol... Enfim, é um mergulho onde o mar é mais azul!

Opinião por Paula Ferreira:
Este é o terceiro livro que leio do autor e foi o que mais gostei até ao momento. Estava com algum receio, pois os livros anteriores que fazem parte da série Três Metros Acima do Céu, não me preencheram as medidas. Desculpa, mas vou chamar-te amor, prendeu a minha atenção desde a primeira frase. Por já ter lido dois livros de Federico Moccia, estou habituada à sua escrita, que acho ser um quanto excessiva, ou seja, passa-se tudo muito rápido, sempre a correr. Foi um livro emocionante, não descansei até o ter terminado e quando não o podia ler, pensava na história e qual seria o seu desfecho.
Apesar de o livro se centrar em Nikki e Alex, ao longo da história vão aparecendo outras personagens que enriquecem a narrativa. Algumas mais cativantes que outras, mas acabamos por dar quase a mesma importância, pois elas estão todas ligadas. Gostei também do facto do autor ter escrito a história das personagens por capítulos, isto é, um capítulo centrava-se em Nikki, depois o seguinte em Alex, o seguinte numa outra personagem, gosto muito quando os autores escrevem desta maneira.
Ao longo do livro podemos contar com frases de famosos, músicos, filósofos, e estas enquadram-se perfeitamente na situação que está a acontecer, para além de nos fazerem refletir. Como podemos ler na sinopse, as personagens principais têm uma diferença de idades de 20 anos e quando li este pequeno grande pormenor, pensava que a história se fosse desenrolar de outra maneira, pois por vezes parecia nem ser nenhum problema e uma vez que Nikki nem maior de idade é, o autor contou a história demasiado perfeita e divertida para a situação. Falando de Nikki e Alex, gostei de Alex, é um autêntico galante e divertido. Também gostei de Nikki, mas achei-a perfeita demais, e claro que podemos contar com alguns momentos mais infantis, mas por lado também a achei um tanto ou quanto madura.
A história em si é bastante encantadora, achei o início e a maneira de eles se conhecerem e começarem a falar bastante forçada. Já do final, gostei bastante, mas também bastante previsível. Mas estes livros servem mesmo para isto, para nos fazerem sonhar. Estou ansiosa por pegar na continuação, Desculpa, mas quero casar contigo.
NOTA: Adorei o facto de ao autor fazer referência ao livro Três Metros Acima do Céu ao longo da história. Depois de ler o livro tentei ver o filme e vi os primeiros 10 minutos. Não sei se é por ser em italiano (confesso que só vejo filmes em inglês) ou as personagens que parecem saídas não sei muito bem de onde… O filme para mim é para esquecer.

Sem comentários: